Coimbra  19 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Agenda cultural de Leiria aposta em festivais e exposições

10 de Julho 2024 Jornal Campeão: Agenda cultural de Leiria aposta em festivais e exposições

A programação do segundo semestre da agenda cultural de Leiria já foi anunciada. Nos próximos meses não vão faltar festivais de música e exposições que visam contribuir para a celebração do património histórico. De acordo com o município, o reconhecimento de Leiria pela Unesco como Cidade Criativa da Música fez com que esta se destacasse “como um espaço privilegiado para a composição, fusão e cocriação musical”.

Nesse sentido, a propósito do lançamento de mais uma edição da agenda “Leiria Cultura”, a autarquia adianta que, entre 12 e 14 de Dezembro, vai decorrer o III Festival Leiria Cidade Criativa da Música. “Resultado do Concurso Internacional de Composição de Leiria, promete emocionar o público com grandes espectáculos e eventos intimistas que celebram o talento emergente”, sublinha. Realça ainda que o certame se afirma “como um momento de agregação criativa que coloca em diálogo os artistas locais com nomes incontornáveis do panorama musical português nos campos da Música Alternativa, Jazz e Música Contemporânea”.

Além das opções musicais, o próximo semestre terá também espaço para as artes visuais. Neste caso, o m|i|mo – museu da imagem em movimento vai acolher a exposição “Artistas na Fábrica”, dos neorrealistas Manuel Filipe, Tereza Arriaga e Jorge Oliveira. Já o BAG – Banco das Artes Galeria vai receber a mostra “Álvaro Siza – Diálogo entre o Passado e o Presente”. Além disso, “neste último semestre, Leiria celebra ainda o seu património histórico, com eventos como a recriação histórica Leiria Medieval, o Ciclo de Música Medieval de Leiria, o Projecto Ágora ou o Extramuralhas – Festival Gótico”, revela a Câmara Municipal.

 

Oferta para todos os gostos

 

Entre os dias 3 e 4 de Agosto, 7 e 8 de Setembro e 5 e 6 de Outubro, o Castelo de Leiria vai abrir as suas portas ao Projecto Ágora. Sob o tema “(A) Castelar o Pensamento”, o evento vai reunir uma série de concertos e oficinas, sem esquecer as instalações e artes performativas. Também em Agosto, entre os dias 5 e 10, vai realizar-se o LizBrass – Festival de Metais de Leiria.

Ao longo dos próximos seis meses vão ainda acontecer vários momentos musicais, nomeadamente, actuações da Orquestra de Jazz Leiria com Paulo de Carvalho, e de Camané. Espaço ainda para o teatro, gastronomia e espectáculos de falcoaria. “Leiria é, realmente, um palco de cultura”, frisa a vereadora com o pelouro da Cultura, Anabela Graça. A responsável enfatiza, deste modo, “toda a programação da rede de teatros”, José Lúcio da Silva e Miguel Franco, e o Cineteatro de Monte Real, assim como a da rede de museus e a do Castelo.

“Esta agenda reflete essa dinâmica de todo o associativismo que faz com que Leiria esteja no mapa da cultura em Portugal”, refere a autarca, salientando que “Leiria respira arte, Leiria é também património, Leiria é cultura para todos”. A agenda cultural da localidade pode ser consultada em https://leiriagenda.cm-leiria.pt/pt.

Cátia Barbosa (Jornalista do “Campeão” no Porto)