A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a dinamizar um concurso internacional de ideias na área da bioeconomia circular, cujas candidaturas decorrem até 28 de Julho.
Organizado no âmbito do projecto BioRural, o concurso, que pretende “recolher ideias originais que permitam acrescentar valor a subprodutos/resíduos da actividade económica-produtiva associada à bioeconomia e que, actualmente, não são utilizados de forma eficiente”, tem “âmbito regional, restrito aos países do sudoeste europeu, designadamente Andorra, Espanha, Itália, Malta, Mónaco e Portugal”.
“As três melhores candidaturas de cada região” – haverá também “edições similares nas outras três regiões europeias (sudeste, nordeste e noroeste)” -, serão seleccionadas para a fase final, que se realiza, em 2025, em Bruxelas. “Os três seleccionados do Desafio do Sudoeste, além de passarem à final europeia, terão a oportunidade de usufruir de um extra coaching com apoio de mediadores de inovação e especialistas, que pretende melhorar as ideias distinguidas”, acrescenta a FCTUC.