No próximo dia 20 de Junho, quinta-feira, às 21h30, a Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, na Figueira da Foz, será palco de um encontro dedicado a Luís Vaz de Camões. A iniciativa é promovida pelo Município e contará com a presença de Rita Marnoto, docente universitária e Comissária das Comemorações do V Centenário do Nascimento do poeta, a ocorrer entre 2024 e 2025.
Rita Marnoto é reconhecida pelos seus estudos camonianos, tendo publicado diversos trabalhos, incluindo “Sete ensaios camonianos” (2007) e coordenado o projecto “Comentário a Camões”, que resultou em quatro volumes (2012-2016). Em 2015, destacou-se com a obra “O petrarquismo português do Cancioneiro geral a Camões”.
Recentemente, assinalando os 450 anos da publicação de “Os Lusíadas”, Rita Marnoto lançou a “edição crítica da princeps” em dois volumes (CIEPG, 2022).
A sessão, de entrada livre, será moderada por Teresa Carvalho, professora e crítica literária, e contará com a colaboração do Grupo Experimental Pateo das Galinhas.