Coimbra  6 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã recebe escola “verde” do Politécnico de Coimbra

4 de Junho 2024 Jornal Campeão: Lousã recebe escola “verde” do Politécnico de Coimbra

Foi esta terça-feira assinado o protocolo de cooperação que tem por finalidade a implementação do projecto “Lousã Green School – Centro de Competências de Negócios Sustentáveis”, uma parceria entre o Município da Lousã e o Politécnico de Coimbra.

A Lousã Green School envolve, nesta fase, recursos de quatro unidades orgânicas do IPC: a ESAC (Escola Superior Agrária de Coimbra), a ESTGOH (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital), o ISCAC (Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra) e o ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra).

Actualmente a oferta formativa é a seguinte: Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) – Operacões Florestais; Redes e Sistemas lnformáticos; Protecção Civil; Pós-Graduações: Cadastro Predial Tipologia B e E; Sustentabilidade Ambiental e Economia Verde; Branding Territorial; Gestão de PMEs; Sistemas lntegrados de Gestão – Qualidade, Ambiente e Segurança; Práticas de Contratação Pública – 3; Microcredenciação: Regime Jurídico do Cadastro Predial.

Para o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, a “Lousã Green School evidencia e enaltece o trabalho em rede e as parcerias, sendo pertinente reconhecer e agradecer o papel do Instituto Politécnico de Coimbra que – entre outras coisas – dá expressão ao seu objectivo de ligação efectiva do território e de agente promotor de desenvolvimento e coesão territorial”.

“A Lousã Green School tem como ponto de partida formativo a floresta e a capacitação de agentes que operam nesta área tão identitária e expressiva no concelho e na região, mas pretende ir mais além. Proporcionará, também, formação em outras áreas, designadamente em desenvolvimento sustentável e por isso se assumiu esta designação e será continuado o trabalho de envolvimento de pessoas e entidades públicas e privadas”, explicou Luís Antunes.

Este pólo de formação do Instituto Politécnico de Coimbra está instalado no antigo edifício da EDP, na Rua Eng. Duarte Pacheco, permitindo, segundo o autarca da Lousã, “um novo uso socialmente relevante a este edifício que teve um papel importante na história do concelho”. O presidente da Câmara sublinha, ainda, a proximidade do local à Estação do Sistema de Mobilidade do Mondego – MetroBus, ficando com boa acessibilidade.