António Martins de Oliveira, presidente do Conselho de Administração d’A Previdência Portuguesa (APP), com sede em Coimbra, foi homenageado pela União das Mutualidades Portuguesas (UMP).
O XIV Congresso Nacional do Mutualismo, que decorreu em São Félix da Marinha, culminou com a entrega do Prémio Mutualismo e Solidariedade a António Martins de Oliveira, da APP, que reconheceu “a sua liderança que impulsionou um ciclo virtuoso de desenvolvimento, modernização e expansão da instituição, tornando-a uma referência no mutualismo e um exemplo de solidariedade e cooperação comunitária”. “É uma voz activa e respeitada no movimento mutualista, participa nos órgãos associativos da UMP e em grupos de trabalho estratégicos”, foi realçado na entrega da distinção.
Visivelmente surpreendido, Martins de Oliveira prestou algumas declarações, reflectindo sobre “a importância do respeito pelo próximo e da construção de um espírito colectivo”, tendo destacado, ainda, “a necessidade de tratar todas as pessoas de forma humana”.
Desde 2000 (consecutivamente) que António Martins de Oliveira tem estado ligado à única associação mutualista de Coimbra, integrado os órgãos associativos d’A Previdência Portuguesa, acumulando três mandatos consecutivos na Assembleia Geral, um no Conselho Fiscal e quatro no Conselho de Administração, os três últimos como presidente.
Premiada Cafetaria da Casa da Mutualidade
A Previdência Portuguesa, de Coimbra, viu também a Cafetaria da casa da Mutualidade distinguida com o Prémio Inovar para Melhorar, atribuído pela União das Mutualidades Portuguesas.
Este prémio reconhece a associações mutualistas que implementaram projectos inovadores, fortalecendo o mutualismo e a economia social em Portugal.
O presidente do Conselho de Administração d’A Previdência Portuguesa, António Martins de Oliveira, recebeu o prémio e sublinhou a importância de apoiar iniciativas que promovem a inclusão e a inovação social, sendo “uma forma de interagirmos com a associação (APCC) que tem parcos recursos financeiros para sustentar a sua actividade”.
A Previdência Portuguesa orgulha-se de acolher este projecto, que para além de uma importante parceria solidária e de responsabilidade social, é uma iniciativa pioneira.
A Cafetaria da Casa da Mutualidade, desenvolvida em parceria e integralmente gerida pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), insere no mercado de trabalho os utentes da instituição, promovendo a inclusão social.
A Cafetaria está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h30, funcionando na Casa da Mutualidade, que alberga também uma Galeria de Arte.