No dia 27 de Maio, o Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz, acolheu a Festa de Entrega de Prémios do Concurso Nacional Escola Alerta 23-24, celebrando a sua 20.ª edição. Este evento, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.) em colaboração com a Escola Básica João de Barros – AEZUFF, teve como objectivo reconhecer e premiar os esforços das escolas na promoção de uma educação inclusiva.
A Escola Básica João de Barros, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz (AEZUFF), foi distinguida com o 1.º prémio na categoria 2, que abrange os 2.º e 3.º ciclos, pelo seu projecto no ano letivo de 2023/2024.
O concurso Escola Alerta integra o projecto da Educação Inclusiva, incentivando os estudantes a desenvolverem e participarem em iniciativas que promovam sociedades mais justas e inclusivas, baseadas nos princípios da Democracia, respeito pela diversidade e defesa dos direitos humanos.
A cerimónia contou com a presença de professores e alunos das escolas premiadas: Escola Básica do Parque, do Agrupamento de Escolas Serafim Leite, em São João da Madeira; Escola Básica n.º 1 de Vila de Frades, do Agrupamento de Escolas de Vidigueira; e Escola Básica João de Barros, do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, em Viseu.