Vila Nova de Poiares irá estrear, no fim do mês, uma feira dedicada ao sector do gado caprino, envolvendo diversas actividades com ele relacionadas.
Denominado Expo Capriland, o evento integra iniciativas ligadas à gastronomia regional – onde a chanfana tem lugar de destaque –, exposição pecuária e mostras de artesanato e agrícola, comercial e industrial, refere o Município.
Agendado para os dias 31 deste mês e 1 e 2 de Junho, na Alameda Santo André, e organizada pelo Centro de Competências da Caprinicultura (CCC), com o apoio da autarquia, a programação da feira incorpora ainda o II Congresso Nacional do sector.
João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, entidade que preside ao CCC, considerou a Expo Capriland uma semente, para que o Município, nos próximos anos, possa assegurar a regularidade do evento “contribuindo para que todas as práticas ligadas à caprinicultura não sigam um caminho de abandono”.
“Que o sector possa recuperar a sua importância e possa ser uma actividade económica com impacto na economia local e nacional. Esse é o grande objectivo”, argumenta João Miguel Henriques.
Por outro lado, o autarca espera que a nova feira possa constituir “mais uma oportunidade” para que quem visita Vila Nova de Poiares possa degustar a gastronomia local e regional, com enfoque nos produtos relacionados com o sector caprino.
O programa divulgado arranca no dia 31, com a abertura da feira e do Mercadinho da Terra, realizado mensalmente, onde se reúnem produtos e produtores locais e se promove a interacção entre os produtores e os consumidos, valorizando os produtos do concelho.
Entre outras iniciativas, o primeiro dia da Expo Capriland envolve animação teatral e musical, a cargo, respectivamente, da Companhia de Teatro Experimental de Poiares (CTEP), e da Tuna Académica da Escola Agrária de Coimbra.
A 1 de Junho, sábado, decorre o II Congresso Nacional de Caprinicultura, cujo arranque envolve a criação formal do Centro de Competências de Caprinicultura – Associação, “dando personalidade jurídica ao CCC, e dotando-o de maior capacidade de intervenção nestas matérias”, assinala João Miguel Henriques.
No domingo, 2 de Junho, Vila Nova de Poiares irá assinalar o Dia Mundial da Criança (que se celebra a 1 de Junho) com actividades ligadas ao ‘Ciclo do Pão e do Barro Preto’ e à ‘Confecção de Queijos’, dança pelas Academia de Dança Movearte, Funny Dance e The Little Power, teatro, com “A Lenda da Chanfana”, pela CTEP, e outras iniciativas de animação para os mais pequenos, com a participação da Escolinha de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários de Poiares.
Na tarde de domingo será eleita a Miss Capriland, “que premiará o mais belo exemplar [caprino] presente no certame”, estando o encerramento do evento agendado para as 21h00, com a actuação da banda Pontos Cardeais.