A primeira edição do Festival Internacional de Cinema do Circo irá decorrer de 20 a 22 de Setembro, em Foz de Arouce, no município da Lousã e promete celebrar a magia e a diversidade das artes circenses, anunciou hoje a organização.
Intitulado Palari, o evento é promovido pelo Momo, o único museu português do circo, inaugurado em Fevereiro de 2019 na antiga escola básica de Foz de Arouce.
Resulta de uma colaboração entre a Companhia Marimbondo e produtora Filmes Sem Futuro, nascida em Lubango, no sudoeste de Angola, em 2014, mas a operar neste concelho.
“O circo, uma forma de arte atemporal que encanta audiências de todas as idades, ganhará destaque num evento único e emocionante, o Palari – I Festival Internacional de Cinema do Circo”, assinalaram os promotores, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.
Ainda sem programa divulgado, o festival está agendado entre os dias 20 e 22 de Setembro e anuncia “uma selecção cuidadosamente curada de filmes que capturam a beleza, a emoção e a nostalgia do circo”.
Os espectadores serão levados a uma jornada extraordinária através de documentários que exploram os bastidores do circo e narrativas que destacam as vidas dos artistas, passando por obras de ficção.