O Município de Coimbra e o de Itabirito, do Estado de Minas Gerais, no Brasil, assinaram, em Brasília, um acordo de cooperação nas áreas do Ambiente, Educação para a sustentabilidade, Bombeiros e Protecção Civil.
O acordo prevê a troca de experiências e de boas práticas, bem como actividades de intercâmbio entre as duas cidades. Este acordo resulta do projecto Inova Juntos, financiado pela União Europeia, que tem como objetivo o desenvolvimento de interacções de cooperação transatlântica inovadoras e sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento local.
A iniciativa promove a colaboração entre as duas cidades, no que diz respeito à temática da sustentabilidade. O acordo prevê a troca de experiências e de informações técnicas entre os dois municípios, através de partilha de estudos e de boas práticas da gestão de riscos climáticos.
Destaca-se que Itabirito foi o primeiro município brasileiro a apresentar um Plano de Acção Climática, no âmbito da rede global ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, que envolve mais de 2.500 governos locais e regionais de 130 países.
A cooperação estende-se, ainda, ao desenvolvimento de actividades de intercâmbio, que irão mobilizar estudantes com o ensino fundamental concluído ou que integrem cursos técnicos do Instituto Federal de Minas Gerais do Campus Itabirito, na rede de cooperação agora criada entre Coimbra e Itabirito.
“O acordo agora estabelecido, para além de cumprir os objectivos do projecto Inova Juntos, permitirá, através da partilha de experiências, encontrar soluções de adaptação à crise climática introduzindo elementos inovadores e preparando as gerações futuras de ambas as cidades”, considerou o vereador do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Matias Lopes, no momento de assinatura do documento.
A assinatura do acordo decorreu no âmbito da XXV Marcha dos Prefeitos, que teve início no passado dia 20 e decorreu até quarta-feira em Brasília. A Marcha dos Prefeitos é a maior reunião de autarcas e técnicos municipais do Brasil, juntando mais de 11 mil participantes de todo o país. É organizada pela Confederação Nacional de Municípios Brasileiros, que coordena também o projecto Inova Juntos.