No passado sábado, dia 18 de Maio, a Câmara Municipal de Coimbra formalizou a cedência, sob a forma jurídica de direito de superfície e de forma gratuita, da Capela de São Simão, localizada na Pedrulha, à Fábrica da Igreja Paroquial da freguesia. Este acordo, válido por um prazo de 50 anos e automaticamente renovável por igual período, visa a reabilitação e devolução da capela ao culto religioso. A assinatura do contrato teve lugar durante o Colóquio “Capela de São Simão: Qual o seu futuro?”, realizado no Centro Social e Paroquial da Pedrulha.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara, José Manuel Silva, e do padre Francisco Prior Claro, e foi recebida com entusiasmo pelos cerca de 100 pedrulhenses presentes, que aguardavam há mais de 60 anos pela concretização deste objectivo.
A capela, avaliada em 16.814,90 euros, pertence ao município na sequência de uma cedência pela empresa Edifícios Atlântico, SA, ocorrida no âmbito de uma operação de loteamento dos terrenos da antiga Fábrica Triunfo. O contrato estipula que a Fábrica da Igreja Paroquial da Pedrulha ficará responsável pela gestão e reabilitação do imóvel, bem como pelos encargos de manutenção ordinária e extraordinária, e os custos operacionais, incluindo água, electricidade, limpeza e segurança.
O acordo também prevê que quaisquer direitos reais de gozo ou de garantia que possam ser constituídos pela superficiária em benefício de terceiros serão extintos com o término do presente contrato. A escritura de formalização da cedência está marcada para o início de Junho.