No âmbito do Projecto Cultural da Associação Cristã da Mocidade (ACM) de Coimbra, inserido nas “Conferências de Ocaso”, realiza-se amanhã, dia 23 de Maio, às 18h30, uma palestra intitulada “A Geo-Arqueologia à Descoberta do Património Medieval de Coimbra”. A apresentação estará a cargo de Pedro Proença e Cunha, Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra (FCTUC). A entrada é livre e decorrerá na sede da ACM Coimbra, situado na Rua Alexandre Herculano, 21 A.
A palestra destacará a importância da Geo-Arqueologia na compreensão e valorização do património arqueológico medieval de Coimbra. Uma equipa multidisciplinar de investigadores, liderada pela Universidade de Coimbra, tem conjugado a análise geomorfológica com estudos históricos e bibliográficos para identificar e caracterizar cientificamente diversos testemunhos do passado medieval da cidade. Durante a conferência, serão apresentados e discutidos exemplos significativos destes achados.
Pedro Proença e Cunha é professor Catedrático do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra e investigador sénior no Centro de Investigação MARE — Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Além disso, é director do Laboratório de Paleontologia e do Laboratório de Preparação de Minerais para Datação por Luminescência e ESR. Com 38 anos de experiência académica e de investigação, Proença e Cunha é especialista em Geomorfologia, Estratigrafia, Sedimentologia, Petrologia, Neotectónica e Geo-Arqueologia. Tem um vasto currículo que inclui a participação em dezenas de projectos de investigação científica competitivos e é autor de cerca de 500 publicações científicas, incluindo artigos em revistas, livros, capítulos de livros e textos em actas de congressos.