Os Prémios FORMA – Prémio Nacional de Arquitectura em Portugal irão realizar-se em Coimbra no próximo ano, mais precisamente no Convento São Francisco, no mês de Maio de 2025. A notícia foi oficializada pela organização durante o fim-de-semana, em Serralves, no Porto, numa cerimónia onde marcaram presença figuras proeminentes, incluindo o vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Fonseca.
A escolha de Coimbra como anfitriã da cerimónia de entrega dos Prémios FORMA em 2025 foi anunciada após a conclusão da atribuição dos prémios relativos a 2023, ocorrida no sábado, dia 18 de Maio, em Serralves, no Porto. “O nosso objectivo para a próxima edição é abrir portas, é fazer com que a arquitectura alcance a sociedade civil. Já estamos a trabalhar nisso e será em Coimbra”, afirmou Hugo Ferraz, representante da plataforma de arquitectura IF – Ideas Forward, que promove a iniciativa.
Miguel Fonseca, presente em nome da Câmara Municipal de Coimbra, expressou o orgulho da cidade em receber esta cerimónia em 2025, prevendo que será a melhor edição até então realizada. “Nos dias 17 e 18 de Maio do próximo ano, o Convento São Francisco estará de braços abertos para receber esta cerimónia que distingue projectos inovadores e desafiantes para as cidades portuguesas”, acrescentou.
Os Prémios FORMA têm como missão reconhecer e promover o trabalho dos arquitectos que contribuem para a criação e inovação na construção, para a qualidade arquitectónica e para a valorização da paisagem, tendo em vista uma melhor qualidade de vida para os cidadãos. Estes prémios destinam-se a destacar obras de nova construção realizadas em todo o território de Portugal, que se distingam pela sua qualidade e singularidade, sendo atribuídos em seis categorias distintas, incluindo uma categoria dedicada a jovens arquitectos até aos 40 anos.
As duas primeiras edições dos Prémios FORMA decorreram em Lisboa e no Porto, respectivamente, e está previsto que em Coimbra, para além da cerimónia de entrega dos prémios, se realizem diversas conversas sobre arquitectura, envolvendo vários convidados, numa colaboração com o Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, entre outros parceiros.