Coimbra vai intensificar a recolha de embalagens de vidro porta a porta junto de estabelecimentos de restauração e hotelaria do centro histórico da cidade.
No Dia Internacional da Reciclagem “a autarquia anuncia a aprovação deste projecto [pela Sociedade Ponto Verde], que vai permitir certificar 75 empresas, sensibilizar 100 empresários e colaboradores de empresas canal HORECA [hotelaria e restauração] e aumentar em cerca de 10% a recolha seletiva de vidro no centro histórico”, adianta a Câmara, numa nota ontem divulgada.
Segundo a autarquia, em Coimbra são recolhidas cerca de 283 toneladas de vidro por ano, mas a Câmara, de acordo com o Plano de Acção para a Estratégia de Resíduos Urbanos de Coimbra, pretende aumentar para 4.125 toneladas em 2030.
“O projecto agora aprovado pela Sociedade Ponto Verde, e apoiado em cerca de 33 mil euros, vai complementar o processo de recolha de biorresíduos, recentemente lançado pela autarquia, e a recolha porta-a-porta iniciada em Novembro do ano passado com o apoio da ERSUC [Resíduos Sólidos do Centro] na zona norte do concelho, que irá ser alargada a todo o concelho”, acrescenta.
O projecto piloto de recolha selectiva de resíduos orgânicos e a campanha de sensibilização “Zero Desperdício” foram apresentados no dia 29 de Abril e têm o arranque marcado para o início de Junho.
De acordo com a mesma nota da autarquia, o novo circuito de recolha vai abranger uma área de 135 hectares, contemplando 8.858 fogos e cerca de 15 mil habitantes – que corresponde a cerca de 11% do total da população residente do concelho -, em algumas zonas dos territórios da Freguesia de Santo António dos Olivais e da União de Freguesias de Coimbra.
Já o projecto piloto de recolha selectiva de resíduos para reciclar no modelo porta-a-porta no concelho de Coimbra foi apresentado pela Câmara Municipal e pela ERSUC em Novembro de 2023, altura em que começou a ser implementado.
“A ERSUC iniciou a recolha selectiva porta-a-porta em 8.333 moradias de algumas freguesias da zona Norte do concelho, estando prevista, agora, a sua expansão a outros locais”.
A autarquia destaca ainda que “a reciclagem integra a abordagem de Coimbra Zero Resíduos adotada pela Câmara Municipal”.