Hoje, dia 17 de Maio, pelas 12h00, Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal, estará presente no V Encontro Transfronteiriço de Teatro Escolar das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu. O evento terá lugar no Auditório da Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, em Coimbra. Este encontro, que reúne jovens de diferentes culturas e nacionalidades, promete momentos de reflexão e celebração em torno da democracia e da cidadania activa.
O V Encontro Transfronteiriço de Teatro Escolar das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu iniciou-se ontem, dia 16 de Maio, às 14h30, com uma sessão de abertura formal, e continua a decorrer ao longo do dia de hoje.
Com a participação de sete escolas, totalizando cerca de 150 estudantes, o encontro engloba uma variedade de actividades, incluindo o workshop “Democracia, para que te quero?”, um sarau cultural e a apresentação de performances desenvolvidas e encenadas ao longo do ano lectivo por cada uma das escolas envolvidas.
Um dos momentos altos do evento será a intervenção de Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal, que acontecerá hoje, pelas 12h00. Abordando a importância da democracia e a participação cívica e democrática dos cidadãos nas eleições europeias, esta intervenção pretende inspirar os participantes e reforçar os valores europeus.
As actividades propostas visam promover a reflexão sobre temas relevantes para a sociedade e os cidadãos, através do teatro-fórum. As peças são desenvolvidas pelos próprios jovens actores e professores, incentivando uma abordagem colectiva e pessoal em torno da democracia e da cidadania activa.
O V Encontro Transfronteiriço de Teatro Escolar das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu pretende, assim, abordar questões pertinentes sobre os valores europeus e o futuro do continente. Além disso, visa enfatizar a importância da participação nas eleições para o Parlamento Europeu e explorar as expectativas e análises dos jovens sobre a sociedade em que vivem.
Este encontro insere-se no projecto “Celebrar a Democracia”, que teve início no ano lectivo 2021-2022, por iniciativa da Associação de Estudantes de Serpa, que tem vindo a desenvolver um projecto de teatro escolar.
A proposta foi apresentada às escolas portuguesas participantes no programa “Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu” (EPAS), desafiando-as a abraçar esta missão. Sete escolas responderam ao desafio, entre as quais a Escola Secundária de Serpa (Serpa), a Escola Secundária de Damião de Goes (Alenquer), a Escola Secundária Eça de Queirós (Lisboa), a Escola Secundária Fernão do Pó (Bombarral), a Escola Secundária Leal da Câmara (Rio de Mouro, Sintra), a Escola Secundária Quinta das Flores (Coimbra) e o Instituto de Enseñanza Secundaria Sáenz de Buraga (Mérida, Espanha), conferindo a este projecto um estatuto transfronteiriço.