Coimbra  10 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital inicia intervenção em novos “Condomínios de Aldeia”

17 de Maio 2024 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital inicia intervenção em novos “Condomínios de Aldeia”

O Município de Oliveira do Hospital vai iniciar, no dia 20 de Maio, trabalhos de intervenção em três novos “Condomínios de Aldeia”, nas localidades de Pedras Ruivas, Ponte das Três Entradas e Póvoa das Quartas. Os trabalhos incluem a limpeza de faixas de gestão de combustíveis e decorrerão até Dezembro de 2024. Este projecto resulta de uma candidatura da Câmara Municipal ao Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta, financiado pelo Fundo Ambiental através do PRR, com um investimento total de cerca de 167 mil euros, dos quais 61% são financiados.

Os projectos têm como objectivo apoiar e fortalecer a resiliência das aldeias em territórios florestais vulneráveis, implementando medidas para reduzir os riscos de incêndios. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, estas intervenções “protegem as aldeias e são investimentos que contribuem para a valorização do território, tornando-o mais consciente e resiliente ao fogo”. O autarca acrescenta que “só há sustentabilidade nos territórios com aldeias seguras”.

Com a execução do programa “Condomínios de Aldeia”, Oliveira do Hospital aposta numa política de valorização das aldeias do concelho, contribuindo para que sejam mais seguras, protegidas e preparadas para o futuro. O programa também visa a valorização paisagística e urbanística destes aglomerados rurais, preservando os seus activos naturais, patrimoniais e culturais.

As intervenções em Pedras Ruivas, Ponte das Três Entradas e Póvoa das Quartas incluem apoio aos proprietários na criação e manutenção de um perímetro de 100 metros de gestão de combustíveis em torno das áreas edificadas. Estas acções garantem a segurança de pessoas, animais e bens, além de fomentar a biodiversidade e assegurar a prestação de serviços ecossistémicos.

Os trabalhos também contemplam a gestão e ordenamento do Interface Urbano-Rural, com adaptações às alterações climáticas nas áreas envolventes, reconversão de espaços florestais e agrícolas abandonados, e a criação de mosaicos de paisagem. Estão previstas intervenções como a recuperação de territórios agrícolas ou agroflorestais abandonados, a reconversão de territórios exclusivamente florestais para outros usos e a criação de pomares agrícolas.

Adicionalmente, serão implementados métodos alternativos à queima de sobrantes agrícolas e florestais, como ecopontos florestais e compostagem. A Câmara Municipal promoverá também acções de sensibilização e formação junto da comunidade para uma melhor gestão do fogo.

Em Outubro de 2017, mais de 90% do território florestal de Oliveira do Hospital foi devastado por um grande incêndio. Desde então, a Câmara Municipal tem desenvolvido políticas públicas para a recuperação e gestão do território, sendo o programa “Condomínio de Aldeia” uma medida crucial no contexto do investimento “Transformação da Paisagem dos Territórios de Floresta Vulneráveis”.

Em 2022, foram executados os “Condomínios de Aldeia” de Gramaça e Parceiro. Oliveira do Hospital destaca-se nacionalmente como uma das autarquias com mais áreas abrangidas pelo novo modelo de gestão florestal, que será implementado nas futuras Áreas Integradas de Gestão de Paisagem (AIGP).