Coimbra  5 de Dezembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra reabilita dois imóveis para habitação a rendas acessíveis

17 de Maio 2024 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra reabilita dois imóveis para habitação a rendas acessíveis

A Câmara de Coimbra viu aprovado mais um projecto de arrendamento acessível, desta vez referente à reabilitação de dois imóveis para habitação colectiva na estrada de Vale de Figueiras, que liga a circular externa ao Bairro do Ingote.

A recuperação dos imóveis vai ser financiada a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência, com o valor elegível de 843.062 euros, ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor.

Vão ser criados quatro T3 e dois T1 e, de acordo com o projecto, a escolha dos materiais será criteriosa, valorizando-se requisitos funcionais e de eficiência energética.

O projecto pretende, através da reabilitação integral dos imóveis, com um pequeno aumento da sua volumetria, definir a fronteira entre as novas propostas de projecto promovidas pela Câmara Municipal para a zona e o tecido urbano existente.

Os novos elementos que constituem a ampliação encerram os acessos verticais, que passam para o limite poente da edificação, o que permite criar um edifício com maior hermeticidade e novas relações com os acessos às fracções, sem descaracterizar a identidade original do imóvel.

Esta alteração promove, ainda, uma nova configuração da distribuição dos espaços interiores das habitações, nomeadamente com a relocalização da cozinha junto à nova entrada das fracções e o acréscimo de um quarto adicional. Assim, vai ser transformado um edifício com quatro fracções de tipologia T1, composto por entrada, sala de jantar, sala de estar, varanda, distribuição, cozinha, quarto, instalação sanitária e pátio (ao nível do 1.º andar), para um edifício com quatro fracções de tipologia T3, composto por entrada, cozinha, sala, varanda, distribuição, três quartos, instalações sanitárias e pátio de maiores dimensões (ao nível do 1.º andar).

Ao nível do rés-do-chão, vai proceder-se à adaptação do espaço destinado a garagens, para duas fracções de tipologia T1, compostas por entrada, sala, cozinha, varanda, quarto, instalação sanitária e pátio.

Exteriormente, está prevista a reabilitação total das fachadas dos edifícios e a execução de uma nova estrutura leve de madeira para a cobertura, complementada com subtelha e isolamento térmico reforçado, bem como vãos de alumínio anodizado complementados com vidro duplo, de forma a assegurar o conforto térmico necessário.

No interior das fracções prevê-se a reabilitação das paredes e dos tectos, com a picagem total e reposição dos estuques para posterior pintura, acrescido de tectos falsos em gesso cartonado com isolamento à base de lã mineral de alta densidade. No pavimento será aplicada madeira na totalidade, com excepção das zonas em contacto com água, onde será aplicado material cerâmico.

Nos pavimentos exteriores, no pátio posterior, aplicar-se-á a tira romana cerâmica de barro vermelho e cubo de granito no pavimento confinante com o espaço público.