Coimbra  25 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Baixo Mondego assinala dia Internacional do Enfermeiro

12 de Maio 2024 Jornal Campeão: Baixo Mondego assinala dia Internacional do Enfermeiro

O Dia Internacional do Enfermeiro assinala-se este domingo (12) e a Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego (ULSBM) juntou vários profissionais num evento comemorativo.

Neste, que foi o primeiro Dia Internacional do Enfermeiro da ULSBM, estiveram reunidos no HDFF cerca de 60 enfermeiros dos vários serviços e das várias unidades que integram a nova Unidade Local de Saúde, vindos dos concelhos da Figueira da Foz, Montemor-o-Velho e Soure.

Na cerimónia que se iniciou com a sessão de discursos  no auditório da instituição, a presidente do Conselho de Administração da ULSBM, Ana Raquel Santos, prestou o seu publico reconhecimento aos profissionais de enfermagem e desafiou todos à apresentação de projectos, em vários âmbitos, mas focando muito na literacia e humanização, considerando que a enfermagem tem um papel primordial e que utentes mais informados permitem um sistema mais integrado.

Ainda no seu discurso referiu que se devem começar a adoptar os cuidados às novas tecnologias, nomeadamente à inteligência artificial, para prestarmos melhores cuidados de saúde.

Válter Amorim, presidente do Conselho Directivo Regional da Ordem dos Enfermeiros do Centro, referiu na sua intervenção que é um orgulho ser enfermeiro e que é possível fazer diferente todos os dias. Referiu ainda que a profissão é uma referência na saúde e que importa cada vez mais trabalhar em equipa, considerando que o trabalho em equipa traz resultados evidentes para o utente e permite criar laços e espírito de união.

Na sua intervenção o  Enfermeiro Director da ULSBM, Rui Miguel Cruz, que promoveu o evento, olhou para o futuro e lançou o repto para que todos olhem para a enfermagem como se quer a profissão. Para este desafio da ULSBM aposta numa enfermagem baseada na evidência, na formação, inovação, no conhecimento e desenvolvimento de capacidades e habilidades e em aproximas pessoas e reduzir distâncias. Porque para Rui Miguel Cruz só assim se terá uma enfermagem reconhecida em todos os seus contextos. Em suma, o Enfermeiro Director da ULSBM desafiou todos a uma Enfermagem de marca.

Posteriormente à sessão de abertura, seguiu-se uma actividade de Teambuilding, cheia de música, num ambiente interactivo e com princípios de construção do trabalho em equipa considerando que a construção do trabalho de Equipa, estimula ao desenvolvimento de qualidades interpessoais, como a confiança, comunicação e responsabilidade mútua, que se traduzem num reforço das inter-relações e num melhor resultado final.

O Dia Internacional do Enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros e a data escolhida remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.