A primeira edição das tertúlias “Café com Saúde” vai explorar o cruzamento entre políticas de saúde, ética e democracia, no sábado, dia 11, às 16h30, nas Galerias Santa Clara, em Coimbra.
Entre os oradores da iniciativa contam-se as docentes Ana Albuquerque e Isabel Lourenço, o médico Rafael Henriques e o enfermeiro Mário Macedo. O diálogo será moderado por Gisela Almeida e Nuno Couceiro.
Este primeiro “Café com Saúde” pretende mergulhar na complexidade de quando as políticas de saúde se entrelaçam com considerações éticas e princípios democráticos.
Como podemos elaborar e implementar políticas de saúde que respeitem a autonomia individual, promovam a equidade e se alinhem com os valores democráticos? Que desafios éticos emergem na tomada de decisões de saúde pública e como podemos navegá-los de forma responsável e transparente? São algumas das perguntas a que esta tertúlia procurará responder.
O evento tem coordenação de Gisela Almeida e procura estimular a cidadania activa e facilitar um diálogo construtivo que possa iluminar caminhos a seguir. A participação é livre a aberta aos cidadãos. Este “Café com Saúde” é o arranque de uma série de tertúlias que procuram constituir uma plataforma contínua para a troca de ideias e colaboração na interligação de políticas de saúde, ética e democracia.