Coimbra  21 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Laço Azul encerra campanha contra maus-tratos na infância em Oliveira do Hospital

10 de Maio 2024 Jornal Campeão: Laço Azul encerra campanha contra maus-tratos na infância em Oliveira do Hospital

Na terça-feira passada (7), o Largo Ribeiro do Amaral, em Oliveira do Hospital, acolheu a formação de um laço azul humano. Este gesto simbólico marcou o encerramento das actividades promovidas pelo Município de Oliveira do Hospital e pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) local, inseridas na campanha nacional “Abril – Mês da Prevenção Contra os Maus-Tratos na Infância”.

Centenas de alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Eptoliva, Fundação Aurélio Amaro Dinis e Obra D. Josefina da Fonseca participaram na iniciativa, que incluiu uma caminhada pelas ruas da cidade. O objectivo principal foi sensibilizar para a problemática da violência infantil.

O presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, destacou a importância de trazer este tema para o espaço público, visando consciencializar e prevenir os maus-tratos na infância. O autarca dirigiu-se às crianças presentes, lembrando-lhes os seus direitos fundamentais: serem felizes, protegidos e crescerem em harmonia.

José Francisco Rolo elogiou também o trabalho realizado pela CPCJ, descrevendo-a como uma ponte entre a família, a escola e, em última instância, o tribunal, que procura resolver problemas e encontrar soluções.

O vereador da Câmara Municipal e presidente da CPCJ de Oliveira do Hospital, Nuno Ribeiro, destacou que a formação do Laço Azul Humano foi o ponto alto de uma série de acções promovidas em todo o concelho. Estas iniciativas visaram alertar e sensibilizar a comunidade para a prevenção dos maus-tratos na infância, seguindo o lema “Serei o que me deres… que seja amor”.

Além das actividades educativas realizadas nas escolas ao longo do mês, a campanha contou com a participação de clubes, associações e entidades locais, que utilizaram o símbolo do laço azul em eventos culturais e desportivos. Centenas de pulseiras azuis com a mensagem oficial da campanha foram distribuídas à população.

A CPCJ de Oliveira do Hospital continua a trabalhar incansavelmente na protecção dos direitos das crianças, acompanhando actualmente dezenas de casos. As sinalizações podem ser feitas pessoalmente no edifício da Câmara Municipal, por correio tradicional, por e-mail ou por telefone.