No passado dia 3 de Maio, o Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC) acolheu o evento “50 anos do 25 de Abril: 50 anos de progresso e acesso à Educação e Formação”. O evento contou com a participação do director-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), Rui Abrunhosa Gonçalves, e da directora do Centro Protocolar de Formação Profissional para o sector da Justiça (CPJ), Conceição Matos.
A sessão começou com uma recepção por parte do director do EPC, Orlando Carvalho, seguida por uma visita ao espaço formativo do CPJ. Durante esta visita, os presentes puderam assistir a uma demonstração das habilidades adquiridas pelos formandos do curso EFA NS de Técnico de Instalações Eléctricas.
O programa incluiu também a apresentação de um espectáculo de teatro de sombras, realizado e interpretado pelos formandos, em homenagem aos 50 anos do 25 de Abril, bem como o testemunho de competências adquiridas ao longo da vida por parte de um formando do curso EFA B3 de Operador de Manutenção Hoteleira.
Destacando a importância da aquisição de competências ao longo da vida, Luís Alcoforado, professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, proferiu uma intervenção, trazendo à discussão anos de investigação e reflexão sobre a educação e formação de adultos.
O evento prosseguiu com o encerramento do curso EFA de Técnico de Refrigeração e Climatização, seguido pela entrega de diplomas, e a abertura oficial do novo curso EFA B3 de Electromecânico de Refrigeração e Climatização.
As intervenções finais foram realizadas pela directora do CPJ e pelo director-geral da DGRSP.