No dia 18 de Maio, sábado, a Câmara Municipal de Coimbra vai assinalar o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus com um programa repleto de actividades. Os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de entrada gratuita em todos os núcleos do Museu Municipal de Coimbra (MMC) e no Centro de Arte Contemporânea (CACC), que estarão abertos até às 24h00.
O Dia Internacional dos Museus, proposto pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus em 1977, tem como objectivo fortalecer os laços entre os museus e a sociedade através da promoção de actividades culturais. Por sua vez, a Noite Europeia dos Museus, criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, desafia os visitantes a usufruírem de experiências culturais distintas durante a noite.
O MMC e o CACC prepararam um programa municipal que inclui diversas visitas a exposições. Destaque para a visita dramatizada “O Guarda Chaves sobe à Torre de Almedina” e a visita acompanhada à exposição “O Fantasma da Liberdade – Teresa Lanceta”, integrada na Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra.
O programa estende-se até à noite, com visitas acompanhadas à exposição “Nada me seduz tanto como poder parar”, pelo colectivo PESCADA n.5, no Edifício Chiado, e à exposição “Do lado mais visível das imagens”, no CACC, pelos curadores José Maçãs de Carvalho e Daniel Madeira.
Além disso, a Câmara Municipal participará na iniciativa conjunta “15 minutos sobre…”, como membro fundador da Coimbra Rede de Museus, reflectindo sobre a importância do trabalho de investigação no papel educativo dos Museus.
A participação nas actividades é por ordem de chegada, até ao limite de participantes previsto para cada espaço, não sendo necessária reserva.