Coimbra  18 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Prorrogado prazo para gestão de combustíveis em terrenos florestais e agrícolas abandonados

9 de Maio 2024 Jornal Campeão: Prorrogado prazo para gestão de combustíveis em terrenos florestais e agrícolas abandonados

O Governo, através do Despacho nº 4792-A/2024, datado de 2 de Maio, emitido pelo Gabinete da Ministra da Administração Interna e Gabinete da Agricultura e Pescas, anunciou a prorrogação do prazo para a gestão de combustíveis em terrenos florestais e agrícolas abandonados. Esta medida estende o prazo até 31 de Maio, permitindo aos proprietários realizarem os trabalhos necessários na envolvente de edifícios.

A decisão de prorrogação surge devido à precipitação registada nos últimos meses, que tem condicionado as operações de gestão de combustíveis, criando situações de acumulação de combustíveis finos.

A gestão da vegetação, especialmente nas áreas circundantes a edifícios, é crucial para a prevenção de incêndios rurais. As faixas de gestão de combustível desempenham um papel fundamental nesta política integrada de gestão de fogos, assegurando uma defesa mais eficaz das pessoas, animais e propriedades contra a propagação de incêndios. Além disso, contribui para a redução do número anual de ocorrências relacionadas com o fogo rural.