A Romaria do Espírito Santo, no Largo de Santo António dos Olivais, em Coimbra, inicia-se a 18 de Maio, mas vai ser antecedida por uma feira de instituições solidárias, que decorrerá de 13 a 16 de Maio.
O programa da tradicional Romaria do Espírito Santo, com um orçamento entre 35 e 40 mil euros, foi apresentado, esta quinta-feira, pelo presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Rodeiro, sendo novidade neste ano a realização de três iniciativas solidárias.
A primeira realização decorrerá já no próximo sábado, dia 11, na Igreja de S. José, com um concerto, pelas 21h00, a favor do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com a Sociedade Filarmónica Louriçalense e o Coro Municipal Marquês de Pombal. A entrada é livre, esperando-se um contributo monetário voluntário dos espectadores.
Na segunda-feira, dia 13, e até dia 16 de Maio, decorrerá a Feira das IPSS, das 14h00 às 17h30, com a participação de 17 instituições da Freguesia de Santo António dos Olivais, que assim irão angariar receitas para as respectivas actividades.
Entre as instituições presentes contam-se a Acrediar, a APPACDM, a Associação Integar, a Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, o Centro de Acolhimento João Paulo II, a Liga do Pequenitos do Hospital Pediátrico, umas com a vertente de divulgação, outras com a venda de produtos.
A terceira iniciativa será a 18 de Maio, promovida pelas Irmãs Hospitaleiras, e consiste num festival infantil no Parque do Vale das Flores, com insufláveis, jogos tradicionais, pinturas faciais , música e dança.
No Largo dos Olivais já se pode apreciar as farturas e os mais pequenos divertirem-se nos carrosséis, mas oficialmente a Romaria do Espírito Santo só abrirá às 18h30 do próximo dia 18. Nessa noite a animação inclui a realização do XV Enco0ntro Ibérico de Cultura e Tradição do Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos HUC, com a participação do grupo organizador e do Rancho Folclórico Oliveira Santa Maria (Vila Nova de Famalicão), do Grupo Folclórico “As Lavadeiras de S. João de Ver” (Santa Maria da Feira) e do grupo Folclórico Huelearramer – Cenicientos, de Espanha.
Outro dia forte será a 26 de Maio, com a chegada do Cortejo do Imperador (12h00), assim como 31 de Maio e 1 de Junho, assinalando o Dia Mundial da Criança. Destaca-se, também, a celebração de S. António, padroeiro da freguesia, a 13 de Junho, com a bênção das crianças, a trezena, a missa solene na Igreja dos Olivais (20h00) e a procissão de Santo António, bênção e distribuição do pão ao longo do dia.
A Romaria do Espírito Santo inclui no programa, a 15 de Junho, as Marchas Populares, com a participação de grupos da Cegonheira (Antanhol), de Ribeira de Frades, de Vilamar, de Travanca do Mondego e de Santo António dos Olivais.
Na Romaria do Espírito Santo, no Largo dos Olivais, há barraquinhas de quinquilharia, de calçado, louça de Coimbra, cerâmica e vidro, artesanato, louça de barro, trabalhos de costura feitos à mão, bijuteria, farturas, pão com chouriço, crepes, licores e doces.