O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz está prestes a receber, nos dias 11, 12 e 13 de Maio, a tão aguardada Festa do Cinema Italiano.
Com uma programação diversificada, a Festa do Cinema Italiano oferece aos espectadores seis sessões únicas, incluindo uma especialmente dedicada às escolas. Além das exibições cinematográficas, os visitantes terão a oportunidade de apreciar a exposição de fotografia intitulada “Siamo Donne – As Divas do Cinema Italiano”, em exibição na Sala Afonso Cruz até 30 de Junho.
A Sessão de Abertura, marcada para sábado, 11 de Maio, às 17h00, apresentará o filme “Ainda Temos o Amanhã”, de Paola Cortellesi. Esta obra, que explora o poder do amor e da escolha em tempos difíceis, recebeu o Prémio do Público para Melhor Filme da Festa do Cinema Italiano 2024. Logo após, às 21h30, será exibido “Mamma Roma”, de Pier Paolo Pasolini, uma obra que retrata os marginais da sociedade italiana com a magnífica interpretação de Anna Magnani.
No domingo, 12 de Maio, a programação continua às 17h00 com “Obrigado, Rapazes”, de Riccardo Milani, seguido, às 21h30, por “Feios, Porcos e Maus”, de Ettore Scola, uma sátira trágico-burlesca sobre uma família italiana miserável, que recebeu o Prémio para Melhor Realização no Festival de Cannes de 1976.
A segunda-feira, 13 de Maio, reserva uma sessão especial para Escolas, às 10h00, com a exibição de “Um Beijo”, de Ivan Cotroneo, uma obra que aborda as difíceis etapas da adolescência e da aceitação da própria sexualidade de forma energética e musical. O encerramento da programação, às 21h30, será com o filme “Piccolo Corpo”, de Laura Samani, vencedor da 14.ª edição da Festa do Cinema Italiano, um drama inspirado numa crença popular italiana.
Os bilhetes para as sessões destinadas ao público em geral estão disponíveis por 4 euros por sessão ou num pack especial de 5 sessões por 12 euros. Já a entrada para as sessões dedicadas às escolas é gratuita, mediante inscrição. Todos os eventos terão lugar no Auditório João César Monteiro.