Rui Alves, director do Serviço de Nefrologia da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra), e a sua equipa assinam um dos 10 artigos mais citados em 2022-23 na reputada revista científica internacional Clinical Transplantation.
O artigo, cujo título é “The type of SARS-CoV-2 vaccine influences serological response in kidney transplant recipients”, apresenta dados sobre a reacção imunitária à vacinação dos receptores de órgãos sólidos.
Segundo Rui Alves, “a vacinação é uma estratégia promissora para controlar a pandemia em curso, no entanto, os receptores de órgãos sólidos tendem a desenvolver uma resposta imunitária mais fraca à vacinação”.
O especialista afirma que a conclusão resulta de um estudo em que “os títulos de anticorpos anti-spike SARS-CoV-2 foram medidos duas a quatro semanas após o término da vacinação em 131 pacientes transplantados renais sem infecção prévia”. “Parâmetros demográficos, clínicos e laboratoriais foram analisados para identificar quais os factores que contribuíram para a seroconversão.
Os factores que influenciaram a seroconversão, que ocorreu em 76 pacientes (58% do total de doentes analisados), foram maior tempo pós-transplante, regime de imunossupressão sem fármacos anti proliferativos e vacinação com vacinas de mRNA”, frisa o médico, concluindo: “os pacientes que receberam vacinas de mRNA tiveram taxas significativamente mais altas de seroconversão em comparação com vacinas de vector de adenovírus (67% vs 33%, P < 0,001) e títulos mais elevados de IgG anti-spike”.
Os resultados comprovados através deste estudo “vieram reforçar a necessidade de discutir a estratégia de vacinação nestes doentes, incluindo uma terceira dose com vacina de mRNA”.
Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, afirma que “é um orgulho e uma satisfação ver que a excelência dos cuidados de saúde está associada à capacidade de desenvolver investigação”.
O responsável sublinha, ainda, que “a ULS de Coimbra procura apoiar sempre as carreiras de investigação e académicas dos seus profissionais de saúde, até porque a inovação, a investigação e a transferência de saber fazem parte do ADN da ULS de Coimbra”.
O artigo ““The type of SARS-CoV-2 vaccine influences serological response in kidney transplant recipients” é da autoria de um conjunto de nefrologistas do Serviço de Nefrologia, a trabalhar na Unidade de Transplantação Renal da ULS de Coimbra.