Coimbra  27 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra tem espaço inovador para arquitectos, designers e engenheiros

3 de Maio 2024 Jornal Campeão: Coimbra tem espaço inovador para arquitectos, designers e engenheiros

Coimbra dispõe de um laboratório gratuito de trabalho, exploração e experimentação para jovens arquitectos, designers e engenheiros, com acesso aos mais sofisticados programas gráficos e aos catálogos das principais marcas de materiais de construção.

O MatobraLAB, inaugurado esta sexta-feira, é disponibilizado pela Matobra – Materiais de Construção e Decoração, com o objectivo de ser uma ferramenta de apoio aos jovens profissionais que, segundo a empresa, “habitualmente têm menos estabilidade profissional e, desta forma, têm a oportunidade de melhorar as suas competências”.

“Conseguimos num só espaço proporcionar aos jovens profissionais as melhores ferramentas que o mercado disponibiliza e assim permitir saltar algumas etapas para se implementarem de forma mais rápida e desenvolverem o seu trabalho, arriscando e criando”, refere o director-geral José Guilherme.

Segundo o responsável, o MatobraLAB permite trabalhar com as melhores opções de materiais de construção e decoração, através de ferramentas tecnológicas dispendiosas, com ‘softwares’ de projecto que, pelo custo elevado, “estão frequentemente vedadas a jovens arquitectos, designers ou engenheiros em início de carreira”.

“Temos recebido dos potenciais utilizadores um grande entusiasmo em torno deste projecto e os próprios fornecedores [de materiais e equipamentos] estão muito envolvidos e entusiasmados com o alcance que pode ter”, acrescentou.

Trata-se de um laboratório “totalmente inovador”, salientou José Guilherme, manifestando “muita esperança” no projecto que considerou pioneiro a nível nacional e europeu.

“Não temos informação nenhuma dos nossos fornecedores, entre os quais estão algumas das grandes multinacionais, que exista algo deste género no país ou a nível europeu”, sublinhou.

Com capacidade para cinco utilizadores em simultâneo, o espaço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 21h00, mas se existir necessidade pode abrir também ao fim-de-semana e à noite, “consoante a necessidade do utilizador”.

A Matobra, de acordo com José Guilherme, está disponível para estender o projecto a outros pontos estratégicos da cidade e, eventualmente, a outros pontos da região.

“Este é um projecto de médio/longo prazo, que assenta muito na máxima da empresa ‘amigos, amigos, negócios incluídos’, e que nos deixa felizes pela componente social que lhe está associada”, referiu.

Com 58 anos de actividade em Coimbra, a Matobra é uma empresa familiar de abrangência nacional, que vai na terceira geração, com 50 trabalhadores e um volume de facturação anual de 13 milhões de euros.