A Bio4plas inaugurou, esta sexta-feira, em Cantanhede, uma linha de reciclagem de cápsulas de café com capacidade para 6.600 toneladas por ano, equivalente a 330 milhões de invólucros, com um investimento de cerca de 1 milhão de euros.
O projecto contempla uma rede de recolha de cápsulas alargada a todo o país nas lojas do grupo SONAE, um sistema de reciclagem para fabrico de nova matéria-prima reciclada proveniente das cápsulas em plástico e um ‘upclycing’ pela criação de novos produtos que irão incorporar os antigos resíduos e ao mesmo tempo desenvolver uma nova cápsula de café em plástico, optimizada e pensada no seu design para a reciclagem.
Para a presidente da Câmara de Cantanhede, este acontecimento representa “mais um passo na valorização da base económica do concelho”, com Helena Teodósio a destacar que “a economia tem de andar tanto quanto possível a par da evolução tecnológica, tem de a acompanhar com projectos económica e ambientalmente sustentáveis, pois não há outra via para o país atingir o nível de desenvolvimento a que aspira, tal como não há outro caminho para proporcionar perspectivas de realização profissional aos jovens quadros técnicos qualificados que saem das nossas universidades”. A autarca destacou, ainda, “a excelência da actividade que a INOVA-EM tem evidenciado em todas essas áreas, o que aliás ficou mais uma vez demonstrado com o seu envolvimento activo neste projecto da Bio4Plas”.
Na inauguração, onde participou o secretário de Estado do Ambiente, Emídio de Sousa, o vice-presidente da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos, Pedro Pais do Amaral, o administrador António Martins, da Bio4Plas, explicou que “o projecto Recicla+ está inserido na Agenda Mobilizadora para os Plásticos Sustentáveis, designado por Sustainable Plastics, e visa potenciar uma Economia Circular em Portugal para as cápsulas de café, pós consumo e multi-marca, algo que não existia no nosso país até ao momento e estabelecendo-se assim como uma referência na indústria de reciclagem a nível nacional”.
Este projecto constitui-se de uma colaboração entre a Bio4Plas e os parceiros SONAE MC; CODIL, IncBio, BICAFÉ e PIEP, com o objectivo de reciclagem da totalidade da cápsula de café, sendo expectável que todos os componentes (poliméricas e de alumínio) possam dar origem a matéria-prima secundária.
Os produtos que vão ser desenvolvidos neste projecto vão incorporar o reciclado do Recicla +, um biofertilizante líquido pelo aproveitamento das borras e uma cápsula mais ecológica com uma pegada carbónica mais baixa.
Na abertura desta unidade de reciclagem esteve patente uma mostra de uma variedades de artigos que já incorporam produtos da reciclagem.