Projecto de Automação, da licenciatura em Engenharia Eletroctécnica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) permite variar a intensidade da iluminação e implementar monitorização remota.
A E-REDES em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) lança projecto Luxifer no âmbito da utilização do Sistema FlexIP, sistema de telegestão de iluminação pública do operador de distribuição de energia, que permitiu testar um novo protocolo de comunicações à distância para criar uma rede inteligente e o impacto destas soluções na rede eléctrica.
Em Coimbra, na Quinta de São Jerónimo, foi possível verificar como este protocolo de comunicação LoRaWAN coexiste com a rede do Sistema FlexIP existente no local. Este teste que incidiu sobre 20 luminárias LED, com controladores ponto-a-ponto, permitiu comandar cada uma de forma individual.
O objectivo foi validar o funcionamento dos controladores do projecto Luxifer através da plataforma do Sistema FlexIP, em ambiente real, após a realização de testes conjuntos com uma equipa da E-REDES no ISEC, em 2023, que demonstraram o seu correcto desempenho.
Para a realização dos primeiros ensaios foram instaladas duas luminárias com controladores do projecto Luxifer no campus do ISEC, a funcionar desde essa altura até ao presente.
O projecto Luxifer, liderado por uma equipa de dois alunos de mestrado em Engenharia Eletroctécnica, João Cardoso e João Ferreira, sob orientação dos docentes Cristian Agreira e José Pedro Amaro, tem o intuito de conhecer o impacto na rede eléctrica do sincronismo nas actuações rápidas dos controladores de luminárias LED de IP.
A tecnologia LED usada na iluminação pública das cidades permite um funcionamento radicalmente menos intrusivo e mais sustentável. No futuro, poderá ser possível, em circunstâncias devidamente acordadas com a população, voltarmos a ter céu estrelado nas nossas cidades.