Coimbra  25 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Trail Trilhos Luso Bussaco atrai 1.300 participantes

1 de Maio 2024 Jornal Campeão: Trail Trilhos Luso Bussaco atrai 1.300 participantes

A sétima edição do Trail Trilhos Luso Bussaco, agendada para domingo, 5 de Maio, promete reunir cerca de 1.300 entusiastas, que competirão em várias categorias enquanto percorrem os desafiantes trilhos da serra do Bussaco, desde a Mealhada até Mortágua e Penacova. Esta edição traz consigo diversas novidades, incluindo o Trail Kids, uma prova destinada a crianças até aos 11 anos.

Com partida marcada no Centro de Estágios do Luso em direcção à Mata Nacional do Bussaco, os participantes terão a oportunidade de explorar locais emblemáticos como a Fonte Fria, antes de se aventurarem pelos percursos sinuosos da serra, elogiados pela sua beleza singular, conforme destaca Joaquim Martins, organizador do evento.

“Não se trata apenas da Mata Nacional do Bussaco; toda a serra apresenta locais magníficos, e essa é uma das atracções desta prova. Após o início em conjunto, os trajectos divergem de acordo com as distâncias, atravessando toda a serra, com o percurso mais longo estendendo-se por 15 km pelos concelhos de Penacova e Mortágua, e o mais curto por seis”, explica.

O Trail Trilhos Luso Bussaco compreende cinco modalidades: uma caminhada de 10 km, o Mini Trail Jovens de 10 km, o Trail Sprint de 18 km, o Trail de 30 km e o Kids Trail, que oferece três opções para crianças até aos 11 anos. Esta prova está inserida nos circuitos nacionais de jovens, sprint e trail.

Os participantes, vindos de norte a sul do país, regressam ano após ano, atraídos pela combinação única entre desporto e uma paisagem deslumbrante. “Conseguimos conciliar o aspecto desportivo com um cenário magnífico, e é por isso que esta prova é única”, destaca Joaquim Martins.

Ricardo Santos, vereador da Câmara da Mealhada com o pelouro do Desporto, realça a importância deste evento para o município. “Só posso elogiar esta organização, pois estamos a falar de uma prova que reúne 1.300 pessoas de todo o país, que tem vindo a crescer em dimensão, e que promove e dá a conhecer uma das maiores riquezas da nossa região: a Mata Nacional do Bussaco”, afirma o autarca.