A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) anunciou na passada terça-feira, dia 30 de abril, no Aquário Vasco da Gama, os destinos agraciados com a prestigiada Bandeira Azul deste ano.
O município da Figueira da Foz mantém o seu estatuto como o principal concelho da região Centro em praias com Bandeira Azul, totalizando 11 distinções, número idêntico ao do ano anterior.
Praias como Buarcos, Quiaios, Murtinheira, Cabo Mondego, Tamargueira, Figueira da Foz-Relógio, Cabedelo Sul, Cova Gala – Hospital, Cova Gala, Costa de Lavos e Leirosa continuam a garantir a sua qualidade reconhecida.
A Bandeira Azul é um reconhecimento anual de qualidade ambiental atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, representada em Portugal pela Fundação para a Educação Ambiental, a praias fluviais e costeiras, portos de recreio, marinas e embarcações que cumpram os quatro critérios avaliados: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.
Este ano, 398 praias, 19 marinas e 23 embarcações ecoturísticas espalhadas por 103 municípios foram agraciadas com a Bandeira Azul.