Conselhos para uma viagem de carro segura
Portugal é um país capaz de satisfazer os desejos de qualquer viajante. Praias incríveis à beira-mar, cidades repletas de história, fado maravilhoso, comida deliciosa e variada, vinhos e, claro, paisagens naturais de cortar a respiração. Hoje vamos fazer uma pequena lista de locais que são adequados para viajar de carro pelo país. Estamos a falar de viagens curtas de fim de semana.
Locais a visitar em Portugal num fim de semana
- A cidade de Faro e os seus arredores. A cidade está geograficamente localizada numa lagoa que muitas populações de aves escolheram como seu lar. Como esta lagoa é famosa pelas suas muitas ilhas, as férias na praia são óptimas. Há três ilhas principais para escolher: Farol, Culatra e Deserta. Se não gosta de férias na praia, mas quer sentir o romantismo do oceano, deve ir até ao Cabo de São Vicenti e assistir a um dos melhores pores-do-sol da sua vida. A cidade de Faro está impregnada de história: as labirínticas e antigas ruas árabes, a Sé Catedral, a Igreja de São Francisco mergulhá-lo-ão num mundo de antiguidade e misticismo. É claro que também existe um desenvolvimento moderno onde pode passear e também fazer compras.
- É claro que, uma vez no país, é um crime não ir à sua capital. Quando chegar à cidade, deixe o seu carro no parque de estacionamento e apanhe o elétrico número 28. É neste transporte que mergulhará no mundo da cidade antiga, percorrendo as ruas estreitas de Alfama. Aí se encontra o castelo de um cavaleiro, a igreja de Santa António e a fortaleza do castelo. Visite também o bairro de Belém, pois é aqui que se encontra o Mosteiro dos Jerónimos, que impressiona pela sua dimensão e arquitetura. A rua pedonal e o passeio marítimo também merecem um passeio.
- A norte de Lisboa, vale a pena viajar ao longo do oceano e parar na vila de Óbidos. Para além da paz, do sossego e do campo, é famosa por ser o paraíso dos gulosos e a capital do chocolate.
- Visite também a cidade de Coimbra. É a sede da mais antiga universidade e biblioteca da Europa.
- Outra cidade a não perder é a cidade dos contrastes, o Porto. Aqui encontrará muitos monumentos arquitectónicos e edifícios ultra-modernos. Visite a Igreja e o Museu de São Francisco, bem como a Igreja do Carmo e o Templo dos Carmelitas. Caminhe até à ponte que liga o centro a Vila Nova de Gaia. E, claro, não se esqueça do romance, dos petiscos e do vinho. Para uma noite perfeita, vá até o bairro da Ribeira. Outra dica: se tiver tempo, não tenha preguiça de ir ao centro da fé católica no país, nomeadamente a cidade de Braga.
Dicas para quem viaja de carro
- É muito importante preparar todos os documentos com antecedência: passaportes (incluindo os dos animais de estimação, se viajarem consigo), seguros, seguro de saúde, carta de condução e outros. É preferível colocá-los todos numa mala estanque selada.
- Não se esqueça de fazer uma inspeção técnica ao seu veículo. Por exemplo, se a suspensão (que minimiza grande parte do impacto da estrada, mantendo o interior imóvel) estiver avariada, sentirá todos os buracos, mesmo os mais pequenos.

Imagen del tirante da barra estabilizadorra – autopecas-online.pt
Se algo tiver acontecido à articulação da direção, esta será perturbada para garantir que as rodas giram no ângulo necessário. E não estamos a falar de problemas no motor ou nos travões.
- Cuide da sua alimentação durante a viagem. Os estabelecimentos à beira da estrada não são, muitas vezes, a melhor opção para petiscar. Leve consigo uma reserva de água, bem como alimentos que não se estraguem (como frutos secos).
- Não se esqueça de verificar o seu estojo de primeiros socorros. Além disso, coloque sinais especiais no seu carro que avisem de uma paragem de emergência.
- Prepare carregadores portáteis para os aparelhos.
- Não se esqueça de instalar aplicações úteis que possam funcionar sem Internet.
- E, por último, não se esqueça de planear as pausas para descanso durante a viagem.