João Rasteiro está prestes a levar, pela segunda vez em 2024, a sua poesia para além-fronteiras com o lançamento do livro “A Rose is a Rose is a Rose et Coetera”. A obra será publicada em Espanha, pela editora GARVM, em Outubro.
Este lançamento segue-se à antecipada publicação nos Estados Unidos da obra “Sardoal”, vencedora do Prémio Literário Natália Correia em 2023, que chegará às estantes em Dezembro pela Bruma Publications.
“A Rose is a Rose is a Rose et Coetera”, originalmente lançado em Portugal em 2017, será traduzido para espanhol pelo poeta Joan Navarro.
Nascido no Ameal, Coimbra, em 1965, João Rasteiro é um poeta e ensaísta reconhecido, licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade de Coimbra. Com uma vasta presença em revistas e antologias em múltiplos países, João Rasteiro tem sido aclamado internacionalmente, com poemas traduzidos para diversas línguas, incluindo espanhol, italiano, catalão, inglês, francês, checo, japonês, finlandês, húngaro e occitano.
Ao longo da sua carreira, o autor foi agraciado com diversos prémios literários, destacando-se “Segnalazione di Merito” no Premio Publio Virgilio Marone, em Itália, em 2003, e o Prémio Literário Manuel António Pina, em 2010, entre outros reconhecimentos.
Com uma obra vasta e multifacetada, que inclui títulos como “A Respiração das Vértebras” (2001), “O Búzio de Istambul” (2008) e “Ruídos e Motins” (2016), João Rasteiro continua a cativar leitores em todo o mundo.