A União das Freguesias de Coimbra (UFC) premiou os alunos que obtiveram o melhor aproveitamento escolar durante o ano lectivo 2022/2023, com a entrega das bolsas de mérito.
A cerimónia, que decorreu no edifício-sede da UFC, contou com a presença do presidente da UFC, João Francisco Campos, e do vice-presidente, Carlos Pinto, assim como dos pais e encarregados de educação dos alunos premiados.
No total, foram atribuídas 14 bolsas de mérito, divididas por cinco escalões:
1.º Ciclo – Diogo Araújo Gouveia, Francisco Miguel Serens Ferreira, Madalena Gasalho Nicau Santos Martins, Madalena Neto wasterLain;
2.º Ciclo – Elora Dana Barbosa Mota, Gonçalo dos Santos Gomes Artur, Gustavo Jorge Tomae Pereira Rodrigues, Maria Miguel Fernandes da Fonseca;
3.º Ciclo -Miguel Maranhão da Silva Brito;
Secundário -Maria Catarina Henriques de Campos Figueiredo Carvalheira, Maria Luísa Mendes Gouveia de Almeida e Loureiro, Maria Martins Gomes, Rodrigo Rodrigues Margato;
Ensino Superior – Alice Pinto Jerónimo.
Na sua intervenção, o presidente da UFC, João Francisco Campos, destacou a importância do reconhecimento do mérito escolar e do incentivo ao estudo, como forma de contribuir para o desenvolvimento individual e colectivo. “Estas bolsas são um sinal do nosso compromisso em apoiar os jovens que se dedicam aos estudos e que demonstram um grande potencial”, afirmou João Francisco Campos. “Acreditamos que a educação é a chave para um futuro melhor e queremos dar aos nossos jovens as ferramentas de que necessitam para alcançar os seus sonhos”, acrescentou.
Os alunos premiados mostraram-se gratos pelo reconhecimento do seu trabalho e pela oportunidade de serem incentivados a continuar a estudar. “É uma honra receber esta bolsa” e “esta bolsa vai ajudar-me a continuar a estudar e a perseguir os meus objectivos” – ouviu-se na sala aquando da entrega das bolsas.
As bolsas de mérito atribuídas pela UFC é uma iniciativa anual que visa reconhecer o mérito escolar, incentivar o estudo e apoiar o desempenho de excelência dos alunos do ensino básico, secundário e do ensino superior residentes na área da União das Freguesias de Coimbra.
O valor das bolsas foi o seguinte: 1.º Ciclo – 150 euros; 2.º Ciclo – 200 euros, 3.º Ciclo – 250 euros; Secundário – 400 euros; Ensino Superior- 500 euros.