Coimbra  21 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Contrato-Programa para formação em Coimbra deliberada na próxima reunião de Câmara

14 de Abril 2024 Jornal Campeão: Contrato-Programa para formação em Coimbra deliberada na próxima reunião de Câmara

Amanhã, dia 15 de abril, a reunião de Câmara em Coimbra irá deliberar sobre uma proposta de celebração de contrato-programa com a Prodeso, entidade proprietária do Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra (ITAP), na área da formação. Este contrato, com execução até ao final do ano e no valor de 100 mil euros, visa fortalecer as competências e qualificações dos recursos humanos municipais, assim como das Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias (UF).

A relevância estratégica desta iniciativa reside na ênfase dada à capacitação e formação contínua dos recursos humanos, refletindo o compromisso do Município em promover a qualificação profissional. O relatório de execução do contrato-programa anterior, que terminou em Março, revelou uma taxa de cumprimento de 89%, evidenciando a eficácia das ações implementadas.

De acordo com os serviços municipais, a missão da Prodeso concentra-se na prestação de serviços de excelência na área da Educação, Formação e Qualificação Profissional, visando a integração sociocultural e profissional bem-sucedida dos jovens e adultos. Este alinhamento de objetivos entre o Município e a Prodeso justifica a colaboração na delegação de competências nesta área específica.

O contrato-programa proposto vigorará de Abril a Dezembro de 2024, com a possibilidade de renovação, sujeita aos interesses de ambas as partes. Além disso, serão realizados diagnósticos das necessidades de formação para diferentes grupos profissionais, como os assistentes operacionais das escolas do concelho, para o período de 2025 a 2027.

O relatório do contrato-programa anterior destacou a realização de projetos que excederam as expectativas, como o diagnóstico das necessidades de formação e o reforço das competências dos trabalhadores municipais e das Juntas e Uniões de Freguesias. Este último projeto envolveu 282 participantes, superando significativamente as metas estabelecidas em contrato.