Coimbra irá receber, no dia 9 de Maio, o evento WRC VRP Cerimonial Start Coimbra Vodafone Rally de Portugal 2024, que decorrerá entre os dias 9 e 12 de Maio. Este é o maior evento do calendário automobilístico nacional, que trará à cidade os melhores pilotos mundiais da actualidade.
A Câmara Municipal de Coimbra volta a apoiar a realização do evento, seguindo um protocolo de co-organização com o Automóvel Club de Portugal (ACP), que será discutido na reunião do executivo municipal, amanhã, dia 15 de Abril.
Segundo a proposta de protocolo, o Município de Coimbra concederá ao ACP um apoio financeiro de 224 mil euros, como contrapartida pela realização da partida cerimonial em Coimbra e para cobrir as despesas de produção associadas ao evento. Por sua vez, o ACP ficará responsável por garantir todos os custos de produção e promoção, contratando toda a produção técnica e executiva do evento.
Com este acordo, estão criadas as condições para que, no próximo dia 9 de Maio, a Avenida de Conímbriga e a área circundante recebam milhares de entusiastas para o início oficial do Vodafone Rally de Portugal 2024.
A Câmara Municipal de Coimbra entende que é através deste tipo de eventos, de manifesto interesse municipal, que a cidade se consolida como uma referência na organização e acolhimento de grandes eventos internacionais, projectando assim a região como um destino turístico de excelência. Além disso, destaca-se a importância para as actividades desportivas e o impulso socioeconómico que este evento trará para a região de Coimbra.
Um estudo de impacto económico realizado pela Universidade do Algarve, que monitoriza o evento desde o seu regresso ao WRC em 2007, concluiu que a edição de 2023 do Vodafone Rally de Portugal gerou um impacto económico recorde de 164,7 milhões de euros na economia nacional, com particular destaque para os 15 concelhos do norte e centro do país pelos quais a prova passou.
O Vodafone Rally de Portugal 2024 contará com 22 troços e 335,26km. Após o tradicional shakedown em Baltar, a partida será dada em Coimbra a 9 de Maio, e o primeiro dia terminará com uma super especial na Figueira da Foz. No dia 10, o itinerário incluirá duas passagens pelos troços de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil. A 11 de Maio, a prova decorrerá no norte do país, com passagem por Felgueiras, Montim, Amarante, Paredes, terminando com uma super especial em Lousada. No último dia, 12 de Maio, as decisões serão tomadas nos troços de Cabeceiras de Basto e Fafe.