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Preços em supermercados atingem subida de 47%

11 de Abril 2024 Jornal Campeão: Preços em supermercados atingem subida de 47%

Três meses após o fim do IVA ZERO, as laranjas, o esparguete, os ovos e o azeite viram os seus preços disparar 46,51%, 15,73%, 14,35% e 12,96%, respectivamente. A análise é divulgada pela plataforma de comparação de preços de supermercados, Kabaz.pt, e indica que “a lista de 45 produtos alimentares essenciais custava, a 5 de Abril, 139,73 euros, mais 1,25 euros (0,9%) que a 5 de Fevereiro, resultante da subida de preço registada em 22 artigos”.

Apesar desta variação pouco acentuada, a investigação alerta para o aumento significativo registado em vários produtos que fazem parte da alimentação diária dos portugueses. “As laranjas tiveram a maior subida, com um aumento de 46,51% no preço/kg; o esparguete está mais caro 15,73%; os ovos encareceram 14,35%; e o azeite subiu12,96% em dois meses”, revela. Além destes, também produtos como a bebida vegetal de aveia (20,27%), a manteiga (10,46%), as ervilhas (5,05%), o leite (3,72%), o atum (2,26%), o feijão (2,01%) e o grão-de-bico (2,01%) viram os seus custos subir.

Contudo, também existem descidas de preço a registar, mesmo que sejam observadas em apenas oito alimentos, destacando-se “a curgete (31,30%), a pera rocha (21,34%), a perna de peru (-20,48%) e a couve (20,13%)”. De acordo com o Head of Business do Kabaz.pt, Pedro Pimenta, “é importante notar que o aumento de preço em bens como as laranjas afecta invariavelmente outros produtos, como os sumos, que também têm subido de preço nos últimos meses”.

O responsável aponta ainda que os preços de alguns destes produtos têm vindo a subir há cerca de um ano, o que representa um impacto considerável no orçamento das famílias. “O azeite, por exemplo, é imprescindível na mesa dos portugueses e tem vindo a aumentar de preço de forma contínua. Num ano, os preços duplicaram”, sublinha.

Nesse sentido, deixa o alerta: “os consumidores precisam de estar mais atentos a falsas promoções, a oscilações de preço repentinas e a estratégias de venda que nem sempre são benéficas para o cliente. Fazer listas de compras ou comprar produtos de supermercado online continua a ser uma estratégia muito eficaz para compras informadas e ponderadas”.

Cátia Barbosa (Jornalista do “Campeão” no Porto)