Coimbra  20 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Música e teatro animam fim-de-semana em Coimbra

9 de Abril 2024 Jornal Campeão: Música e teatro animam fim-de-semana em Coimbra

Na sexta-feira, às 22h00, a Tabacaria volta a encher-se de melodia e ritmo com o regresso da música, desta vez pelas mãos do trio Espiral e o seu baile folk. Composto por Anne Clément, Emiliana Silva e Sara Vidal, o grupo promete uma noite de alegria e animação, numa viagem pelos sons tradicionais da Galiza, Irlanda, Escócia, País de Gales e Bretanha, misturados com composições próprias enraizadas na música tradicional portuguesa. Os bilhetes, a 6 euros, podem ser adquiridos na Oficina Municipal do Teatro ou online através do link https://tinyurl.com/EspiralTabacaria.

Além disso, ao longo da semana, o Teatrão oferece várias actividades de entrada livre até domingo. O ciclo “Quem Sabe, Sabe” trará apresentações diárias em diversas IPSS da cidade, destacando-se as actuações no Centro Social Nossa Senhora da Conceição, Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco, Centro Social de São Pedro, ANAI, Centro Rainha Santa Isabel e Lar Santo António. Estas actividades fazem parte do projecto “Teatro e Memória”, que se centra na criação de performances baseadas na experiência e destreza manual dos participantes, com o apoio do Projecto Socioeducativo, Intergeracional e Cultural do Município de Coimbra.

Entretanto, as “Leituras Encenadas d’A Fantasia Futurista” continuam na Sala Grande da OMT, com a leitura de “Caldo Entornado”, de Inês Filipe, na terça-feira, hoje (9), e de “O Chão Sob Seus Pés”, de Paula Autran, na quinta-feira, ambas às 19h00. Estas leituras marcam as primeiras apresentações públicas dos textos vencedores do concurso de novas dramaturgias lusófonas, celebrando os 50 anos do 25 de Abril.

No fim-de-semana, o projecto “3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura” continua a sua jornada, levando “A Grande Emissão do Mundo Português” até freguesias fora do centro de Coimbra. No sábado, às 21h30, o espectáculo estará na Associação da Zouparria, e no domingo, às 19h00, no Centro Popular de Trabalhadores de Sobral de Ceira. A entrada é livre, mediante reserva, num projecto apoiado pelo programa Arte Pela Democracia, que visa ampliar o acesso cultural às populações fora dos centros urbanos da cidade de Coimbra.