Coimbra  27 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Liga Portuguesa Contra o Cancro lança Prémio de Jornalismo

9 de Abril 2024 Jornal Campeão: Liga Portuguesa Contra o Cancro lança Prémio de Jornalismo

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai realizar mais uma edição do Prémio de Jornalismo, que visa reconhecer o papel fundamental dos jornalistas na sensibilização da comunidade para a doença oncológica. As inscrições para o prémio estão abertas desde 1 de Abril até 31 de Maio de 2024.

Desde a sua criação em 2001, esta iniciativa tem como objectivo destacar o trabalho dos jornalistas na abordagem de diversos aspectos relacionados com a oncologia, incluindo prevenção, diagnóstico, tratamento e avanços científicos nesta área.

Com o apoio da AstraZeneca, o Prémio de Jornalismo 2023 vai distribuir um total de 10 mil euros entre os melhores trabalhos a concurso. O montante será dividido pelas categorias audiovisual (televisão e rádio) e Imprensa (imprensa e internet), com os vencedores de cada categoria a receberem cinco mil euros.

Podem concorrer ao Prémio de Jornalismo 2023 todos os jornalistas com carteira profissional que tenham publicado trabalhos sobre oncologia em língua portuguesa, em meios de comunicação nacionais, entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2023. Cada jornalista pode submeter até três trabalhos, e as candidaturas colectivas não podem incluir mais do que três membros por equipa.

Francisco Cavaleiro de Ferreira, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, salientou a importância desta iniciativa para valorizar o trabalho dos jornalistas e dos meios de comunicação na divulgação de informações sobre o cancro. “Num momento em que os números da doença oncológica continuam a aumentar em Portugal e em todo o mundo, esta distinção torna-se cada vez mais relevante”, afirmou.

O presidente da LPCC também expressou gratidão à AstraZeneca pelo seu apoio contínuo, que permite à Liga prosseguir com este trabalho vital de fornecer informações precisas e abrangentes sobre o cancro.

O júri do Prémio de Jornalismo 2023 será presidido pelo antigo Ministro da Educação Marçal Grilo e contará com a contribuição de destacadas personalidades, incluindo Maria do Céu Machado, Pedro Pita Barros, António Granado e Dulce Neto. Este júri será responsável por seleccionar os vencedores nas diferentes categorias, garantindo a qualidade e o mérito dos trabalhos premiados.