Organizada pelo Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra, a primeira edição da Farmácia dos Pequenitos tem lugar no Portugal dos Pequenitos até 11 de Abril.
Como funciona uma farmácia? Qual é o papel de um farmacêutico na comunidade? Quais são os passos para o desenvolvimento de um medicamento? Estas são algumas das questões que podem ser respondidas na I Farmácia dos Pequenitos.
Desenvolvido para simular vários contextos farmacêuticos, em linha com a imaginação das crianças, o objectivo é “desconstruir a profissão farmacêutica”, explica Carolina Gonçalves, presidente do Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra (NEF/AAC), responsável pela organização do evento. A partir do ciclo de vida do medicamento, onde o farmacêutico desempenha um papel activo, os mais novos vão explorar os diferentes sectores e áreas de intervenção da profissão.
As crianças terão a oportunidade de conhecer o funcionamento da indústria farmacêutica, a pesquisa, o controle de qualidade e até mesmo a farmácia comunitária. São actividades práticas, dinâmicas e interactivas, sempre acompanhadas por voluntários do NEF/AAC. No mesmo espaço, combina-se o conhecimento dos adultos com o jogo das crianças. Além das actividades no circuito, instalado no espaço do Castelo de Guimarães, estão previstos momentos musicais e lúdicos ao longo da semana.
Além de desmistificar alguns estereótipos, a presidente do NEF/AAC acredita que a primeira edição da Farmácia dos Pequenitos proporcionará às crianças uma “oportunidade única” de experimentar o trabalho de um farmacêutico.
A Farmácia dos Pequenitos está aberta desde ontem, 8 de Abril, no Portugal dos Pequenitos. É a primeira edição da iniciativa, principalmente destinada a crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mas aberta a todos os interessados em aprender mais sobre o tema.
A actividade, que decorre até 11 de Abril, conta com o apoio da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, da Câmara Municipal de Coimbra, da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional das Farmácias e das empresas Plural + Udifar e Bluepharma.
De acordo com a organização, para participar na Farmácia dos Pequenitos é necessário adquirir um bilhete de visita ao parque, não sendo previsto nenhum custo adicional ao valor da entrada. Para grupos escolares, a reserva deve ser feita através do email servicoeducativo@fbb.pt.