Durante o fim-de-semana, a PSP deteve quatro pessoas, três homens e uma mulher, por crimes rodoviários, no decorrer de acções de fiscalização na Figueira da Foz e em Coimbra.
Três detenções foram registadas na cidade da Figueira da Foz. A primeira ocorreu, no sábado, 6 de Abril, às 5h39, na rua Miguel Bombarda, onde um homem de 69 anos conduzia com uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 1,28 gramas por litro (g/l).
As outras duas detenções aconteceram na madrugada de ontem, 7 de Abril. Às 3h50, no Passeio Infante Dom Henrique, foi detida uma mulher, de 24 anos, que conduzia sem habilitação legal para o efeito. Pouco depois, pelas 4h10, na avenida Foz do Mondego (frente ao Mercado Municipal), foi detido um homem de 27 anos. O indivíduo conduzia um automóvel que está impedido de circular por falta de seguro, desde 30 de Abril de 2022, e por alteração de características, desde 20 de Novembro de 2021, incorrendo assim no crime de desobediência. O suspeito foi ainda autuado por conduzir sob efeito de álcool (com uma TAS de 0,94g/l).
Já em Coimbra, no dia 5 de Abril, foi detido um jovem, de 19 anos, por conduzir um automóvel sem ser titular de carta de condução. A detenção teve lugar, às 14h30, na rotunda da Casa do Sal.
Actividade Operacional
Foram 162 os automobilistas alvo de autos de contraordenação, na semana de 1 a 7 de Abril, por infracções ao código da estrada, na área de responsabilidade da PSP de Coimbra.
Das infracções verificadas, excesso de velocidade foi a mais praticada (56 condutores), seguida de falta de inspecção do veículo (21) e falta de seguro (11). Destaque ainda para sete automobilistas que conduziam sob influência de álcool.
Os elementos policiais aplicaram os autos no decorrer de acções de fiscalização, em que foram abordadas 347 viaturas, controladas por radar 3.059 viaturas e submetidos a teste de alcoolemia 60 condutores.
Neste período foram registados 25 acidentes de viação, de que resultaram nove feridos leves e um grave.
No âmbito da prevenção e combate à criminalidade, na última semana foram efectuadas sete detenções – três por condução sem carta; duas por condução em estado de embriaguez; uma por desobediência; e uma através de mandado de detenção para cumprimento de pena de prisão.