Matilde Gaspar, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), terminou a sua participação no Campeonato do Mundo de Natação para Síndrome de Down com uma medalha conquistada, três finais atingidas e quatro recordes nacionais batidos.
A jovem nadadora, de apenas 17 anos, chegou à prata nos 200 metros bruços, prova em que bateu ainda o recorde de Portugal. Estabeleceu igualmente novas melhores marcas nacionais nos 50 e 100 metros bruços (distâncias em que também conseguiu a qualificação para a final) e nos 100 livres. Nos 50 metros livres e 100 mariposa, logrou bater o seu recorde pessoal, pelo que conseguiu melhorar os seus tempos em todas provas individuais em que participou.
A atleta de Condeixa, que integrou ainda a estafeta mista de 4 X 100 metros livres, confirma assim as óptimas indicações que tinha deixado na sua estreia em grandes provas internacionais, quando, em Setembro do ano passado, conquistou quatro medalhas no Campeonato da Europa.
Matilde Gaspar é, neste momento, recordista nacional dos 50, 100 e 200 metros bruços e dos 100 e 200 livres, bem como recordista júnior da Europa dos 800 e 1500 livres. É, ainda, a actual campeã nacional de Inverno e de Verão dos 50, 100 e 200 bruços. Representa a APCC em provas nacionais e regionais desde 2016, sendo treinada por Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto da instituição.
O XI Campeonato do Mundo de Natação para Síndrome de Down tem lugar em Antália, na Turquia, entre os dias entre 19 e 26 de Março, sendo organizado pela Down Syndrome International Swimming Organisation (DSISO). Portugal está representado por uma equipa composta por 10 nadadores.
A natação é uma das várias modalidades desenvolvidas no âmbito da actividade da APCC, tanto na vertente competitiva (com vários atletas a representarem regularmente a instituição em provas de âmbito nacional e regional), como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino.