Teresa Bonvalot.
(Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas)
Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot conquistaram hoje a Allianz Figueira Pro, a primeira etapa da Liga MEO Surf, que culminou com ondas favoráveis de 1 metro na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz. O dia das decisões testemunhou, mais uma vez, um nível de surf de excelência por parte da elite do surf nacional, marcando o início da corrida pelos títulos máximos do surf português.
Na final masculina, o surfista de Ericeira começou com determinação, impondo pressão sobre Tiago Stock desde cedo, com a sua segunda onda avaliada em 7.00 pontos, garantindo a liderança desde o início. Apesar dos esforços do vice-campeão nacional de 2019, que demonstrou a sua vasta experiência e um estilo de surf crítico, foi Tomás Fernandes quem se consagrou campeão da prova. O jovem de Carcavelos respondeu à altura com ondas de 6.90 e 4.90 pontos, mantendo a disputa acirrada até o final, quando Tomás consolidou sua vitória com a melhor onda da bateria, avaliada em 7.35 pontos, totalizando 14.35 pontos contra os 11.80 pontos de seu adversário.
“Estou extremamente feliz por vencer, especialmente depois de alguns anos”, destacou o vencedor. “Sinto que tive uma boa performance ao longo de todo o campeonato. Já havia chegado às meias-finais aqui na Figueira. As ondas estiveram óptimas durante todo o evento, então estou muito contente por vencer aqui. Tiago Stock é um rapaz com um grande potencial, parabéns a ele pelo campeonato que fez. Agora, quero chegar ao Porto e competir no campeonato, e, acima de tudo, mostrar o meu surf enquanto estou feliz”.
Tiago Stock, que nunca havia chegado sequer aos quartos-de-final de uma etapa da Liga MEO Surf, alcançou um resultado histórico para sua carreira ao tornar-se vice-campeão da Allianz Figueira Pro. Com apenas 18 anos, foi um dos surfistas que demonstrou o melhor surf ao longo de todo o evento, inclusive conquistando a melhor onda e o melhor score de toda a prova, com 8.50 e 15.60 pontos, respectivamente.
Esse desempenho ocorreu na primeira meia-final masculina, quando Stock esteve em total sintonia com o mar, surfando apenas três ondas, mas elevando o nível para a excelência. Guilherme Fonseca também teve uma performance muito positiva ao longo de todo o evento, tentando reverter o curso dos acontecimentos, mas terminou em 3.º lugar ex aequo, com 12.75 pontos.
Na segunda bateria desta fase, o mar esteve mais calmo e a paciência e a escolha das ondas se tornaram ainda mais importantes. Tomás Fernandes manteve a consistência e venceu Luís Perloiro, que havia-se destacado como um dos melhores surfistas nos primeiros dias de competição. O surfista de Carcavelos terminou em 3.º lugar ex aequo, com uma pontuação de 6.25 contra os 9.00 pontos do vencedor.
Nos quartos-de-final masculinos, Guilherme Fonseca derrotou Maksyilian, enquanto Tiago Stock venceu João Roque Pinho numa bateria muito disputada entre surfistas da nova geração. Tomás Fernandes mostrou o seu surf dominante e venceu Arran Strong, enquanto Luís Perloiro venceu uma bateria acirrada com o actual campeão do evento, Guilherme Ribeiro.
Na final feminina, a campeã desta prova em 2023, Gabriela Dinis, liderou no início da primeira troca de ondas. No entanto, a ex-campeã nacional, Teresa Bonvalot, construiu o seu score de forma progressiva, virando a bateria a sete minutos do final. Teresa fechou a prestação com chave de ouro, conquistando a melhor onda da bateria e vencendo pela quarta vez esta etapa na sua carreira.
“Tive óptimas experiências aqui na Figueira da Foz”, afirmou a campeã. “Gostei muito de competir aqui, onde geralmente apanhamos ondas incríveis. Mais uma vez, a Figueira proporcionou-nos o melhor”.
Nos quartos-de-final femininos, Gabriela Dinis teve uma bateria disputada com Maria Salgado, enquanto Teresa Bonvalot liderou desde o início contra Carolina Mendes. Ambas as surfistas garantiram a posição na competição, com Gabriela Dinis a terminar em 3.º lugar ex aequo.
Com os resultados de hoje, Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot assumem a liderança da Allianz Triple Crown e vestem a licra amarela Go CHill na próxima etapa da Liga MEO Surf, saindo na frente na corrida pelo título.