Coimbra  16 de Fevereiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra promove diálogo sobre mobilidade eléctrica e resposta a emergências

22 de Março 2024 Jornal Campeão: Coimbra promove diálogo sobre mobilidade eléctrica e resposta a emergências

A Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), está a preparar a realização da conferência “Mobilidade Eléctrica: Desafios para a Protecção Civil”, agendada para o dia 11 de Maio. O evento terá lugar no auditório do ISEC e tem como objectivo a partilha de conhecimentos e experiências entre os diversos agentes e entidades ligadas à Protecção Civil.

A conferência contará com a participação de representantes da autarquia, do ISEC, dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), da Metro Mondego (MM), da Escola Nacional de Bombeiros, bem como das empresas Jacinto Marques De Oliveira, Sucessores, Lda. e Tecnilab AV Portugal SA. Destina-se a todos os profissionais e entidades envolvidos na área da Protecção Civil, sendo que as inscrições podem ser realizadas online até ao dia 3 de Maio. O número de participantes está limitado a 250 pessoas.

O propósito da conferência é promover uma actuação mais segura e eficiente nas operações relacionadas com a mobilidade eléctrica, bem como desmistificar alguns conceitos pré-existentes nesta área. Diversos temas estarão em destaque, tais como o actual modelo de mobilidade eléctrica dos SMTUC, o futuro da mobilidade na região de Coimbra com a implementação do Metrobus, o crescimento significativo de veículos eléctricos e a importância do sistema de carregamento eléctrico no município.

As inscrições são direccionadas especialmente para os agentes de Protecção Civil, incluindo Bombeiros, Instituto Nacional de Emergência Médica, Cruz Vermelha Portuguesa, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Serviços Municipais de Protecção Civil e alunos de Protecção Civil.

O evento terá início às 9h30, com a sessão de abertura, na qual estarão presentes o vereador da Protecção Civil da CM de Coimbra, Carlos Matias Lopes, e o presidente do ISEC, Mário Velindro. Seguir-se-ão diversas sessões temáticas ao longo do dia, abordando temas como baterias e sistemas de carregamento, apresentação técnica dos veículos eléctricos e mobilidade eléctrica. O encerramento ficará a cargo da vereadora da Mobilidade e Transportes da Câmara de Coimbra, Ana Bastos.