© Carlos Gomes
A companhia de Coimbra Teatrão comemora hoje o seu 30.º aniversário com um programa de actividades e com o lançamento de um livro, de um ‘podcast’ e com o espectáculo “A Grande Emissão do Mundo Português”.
“Para assinalar a data, estamos a preparar uma noite que inclui o lançamento de um livro, novidades sobre projectos incipientes, uma sessão do espectáculo ‘A Grande Emissão do Mundo Português’ e ainda uma festa com curadoria da Rádio Universidade de Coimbra (RUC)”, revelou aquela companhia de teatro de Coimbra.
Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, o Teatrão informou que o programa tem início às 21h00, na Oficina Municipal do Teatro (OMT), com a apresentação da edição do livro “A Fantasia Futurista – Dramaturgia lusófona nos 50 anos de Abril”.
Esta é uma publicação com selo do Teatrão, que compila os cinco textos vencedores do concurso de novas dramaturgias “A Fantasia Futurista”, lançado em Fevereiro de 2023 para toda a lusofonia e que recebeu 117 candidaturas de Portugal, Brasil, Itália, Argentina e São Tomé e Príncipe.
“O projecto teve coordenação de Isabel Craveiro, directora artística da companhia, e de Marco António Rodrigues, encenador que tem trabalhado em parceria contínua com o Teatrão desde 2005”.
Ainda antes do espectáculo será lançado o ‘podcast’ “Cá Dentro, Inquietação”, da autoria do jornalista João Gaspar que, ao longo de mais de dez episódios, procura retratar o que foram os últimos 30 anos de Teatrão, na voz de algumas personagens chave no trajecto da companhia.
Está ainda programada a apresentação pública do projecto “Além da Lente – Fotografia de Cena do Teatrão” e uma primeira amostra do novo ‘website’ da companhia.
Já o espectáculo “A Grande Emissão do Mundo Português”, que centra a sua discussão sobre a propaganda do regime fascista de Salazar, nomeadamente a forma como a rádio foi uma ferramenta essencial neste sistema de controlo da população, chegará a partir das 21:30.
Segundo a companhia de Teatro de Coimbra, “A Grande Emissão do Mundo Português” toma lugar num estúdio da Emissora Nacional, onde cinco trabalhadores levam a cabo um programa de 90 minutos que atravessa 21 anos de história do país.
“No final do espectáculo e depois de apagadas as velas, a festa prossegue até às 02:00, numa noite de música com curadoria da RUC”.