O Hub da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) continua a expandir os seus horizontes através da Casa do Impacto (CI), não apenas abrindo as suas portas, mas também levando as suas acções móveis por todo o país e internacionalmente. Após visitar Luanda, Aveiro e Covilhã, o itinerário de promoção de iniciativas de impacto fará uma paragem em Coimbra.
No dia 18 de Março, em parceria com a Coimbra Colectiva e o Student Hub da Universidade de Coimbra (UC), a CI realizará a terceira sessão nacional deste roadshow. Esta sessão tem como objectivo capacitar empreendedores e estudantes da Universidade de Coimbra interessados em aprender as melhores práticas de economia de impacto. Além de promover temas como liderança, inovação, design thinking e empreendedorismo entre potenciais inovadores empresariais, a UC e a CI unirão esforços para conhecer projectos e incubadoras de empreendedorismo de impacto, realizar reuniões de trabalho com entidades governamentais locais e estabelecer as conexões necessárias para impulsionar o intercâmbio de conhecimento e oportunidades entre o ecossistema de inovação e empreendedorismo da região de Coimbra e a CI com os seus projectos e parceiros.
Após a paragem em Coimbra, a CI continuará a promover, ao longo de várias semanas e em diferentes locais do país, sessões abertas ao público, com workshops sobre temas como Avaliação de Impacto, Modelos de Negócio de Impacto, Introdução à Economia do Impacto e Comunicação com Impacto. Este conjunto de iniciativas também incluirá a discussão e apresentação de várias startups ligadas ao Hub da SCML e aos seus parceiros locais que colaboram com a CI nesta edição do Roadshow.
Paralelamente, serão promovidos os programas e iniciativas do Hub da SCML, com candidaturas em curso e o fortalecimento da rede com alguns dos principais polos de inovação de impacto do ecossistema nacional e internacional. “De Março a Abril, vamos apresentar alguns dos projectos mais interessantes incubados ou capacitados pela Casa do Impacto, promover conversas e encontros entre os organismos que promovem o empreendedorismo de impacto, os inovadores e os entusiastas por uma sociedade civil mais justa com o planeta e impacto. É nossa missão acelerar os ecossistemas de inovação que servem a comunidade e trabalhar em parceria, abrindo as melhores práticas e metodologias que implementamos no Hub de Lisboa para o país e o mundo”, conclui Inês Sequeira.
Esta é a quarta edição da iniciativa promovida pelo Hub de Impacto da SCML, que já passou por mais de 30 localizações nacionais e duas internacionais, incluindo o Reino Unido e Espanha.