Coimbra  22 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Turismo do Centro apresentou novos suportes de comunicação e promoção na BTL

29 de Fevereiro 2024 Jornal Campeão: Turismo do Centro apresentou novos suportes de comunicação e promoção na BTL

A Turismo Centro de Portugal (TCP) apresentou na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa os seus novos suportes de comunicação e promoção, que dão a conhecer aos visitantes a oferta turística da região.

Uma das propostas, que foram dadas a conhecer por Sílvia Ribau, chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística da TCP, são oito guias de oferta turística, um por Comunidade Intermunicipal (CIM) do Centro de Portugal. Muito completos na informação, os oito guias dão a conhecer aos turistas o que fazer, o que visitar e o que experimentar nos diversos territórios da Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Viseu Dão Lafões, Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Médio Tejo e Oeste.

Outro dos novos suportes é o Roteiro do Turismo Industrial, que foi precisamente lançado nesta BTL. Este roteiro é um guia para descobrir os 49 aderentes à Rede Portuguesa de Turismo Industrial, que tem locais emblemáticos nesta região.

Um guia com “Short Breaks”, para estadias no Centro de Portugal, foi outro suporte apresentado. Esta publicação contempla promoções de 147 alojamentos, entre hotéis, unidades de turismo de habitação, agroturismos, casas de campo e parques de campismo.

Os novos suportes estão disponíveis na rede de postos de turismo da TCP e em https://turismodocentro.pt/roteiros/brochuras-promocionais

Presente na apresentação, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal (por impedimento do presidente Raul Almeida), destacou o grande crescimento da procura turística na região, que bateu todos os recordes em 2023. “O Centro de Portugal cresceu mais do que a média nacional no ano passado e está a criar novos produtos turísticos, na gastronomia, no turismo industrial ou nas redes colaborativas. Mas não trabalhamos sozinhos: trabalhamos em conjunto com um vasto leque de parceiros institucionais”, considerou.

Médio Tejo, Coimbra e Beira Baixa em destaque

A começar o primeiro dia, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e a Escola de Hotelaria de Fátima ofereceram chás, cafés e sabores regionais e o Município da Mealhada proporcionou a degustação dos produtos 4 Maravilhas da Mealhada: Água, Pão, Vinho e Leitão.

A tarde começou com a CIM Região de Coimbra a apresentar a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital. O grande protagonista deste momento foi o cantor Toy, que animou os presentes graças ao seu apurado sentido de humor.

Seguiu-se um espaço dedicado à CIM Médio Tejo. Depois de Manuel Jorge Valamatos, presidente da CIM, dar as boas-vindas aos presentes, foram apresentados alguns destaques turísticos da região.

O espaço seguinte teve como protagonista o Município de Coimbra. O presidente da autarquia, José Manuel Silva, apresentou os motivos que levaram a cidade a ser o Destino Nacional Convidado BTL’24.

O primeiro dia de BTL no stand da TCP terminou com um momento destinado à Beira Baixa. João Lobo, presidente da CIM, introduziu as mais-valias turísticas deste território

O stand da Turismo Centro de Portugal pode ser visitado no Pavilhão 1 da BTL, na FIL- Feira Internacional de Lisboa, até ao próximo domingo. Pode consultar o programa em www.turismodocentro.pt.