Dois projectos concebidos por colectivos associados ao Departamento de Arquitectura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) destacam-se na lista final do Prémio Mies van der Rohe.
A primeira obra, intitulada “Praça e Posto de Turismo Piódão”, é da autoria dos arquitectos João Branco e Paula del Río, membros do Coimbra Studio, programa de doutoramento em Arquitectura no DARQ. O projecto tem como objectivo a revitalização da “única área plana e aberta” na vila, transformando um antigo parque de estacionamento através da utilização de materiais e técnicas tradicionais.
O segundo projecto, denominado “Edifício General Silveira”, localizado no Porto, é da autoria de Tiago Antero e Vítor Fernandes, antigos alunos do DARQ. A concepção deste edifício teve como propósito consolidar um quarteirão no centro da cidade, harmonizando o programa de habitação com a necessidade de preencher a lacuna urbana existente.
Estes dois projectos, juntamente com um terceiro, foram seleccionados para competir no Prémio Mies van der Rohe, uma distinção que reconhece obras arquitectónicas únicas que demonstrem excelência em termos conceptuais, sociais, culturais e técnicos.
Para obter mais informações sobre a intervenção em Piódão, consulte: https://www.branco-delrio.com/projects/praca-e-posto-de-turismo-piodao. Para saber mais sobre a obra no Porto, visite: https://ata-atelier.com/.