O Trilho dos Abutres regressa a Miranda do Corvo, entre os dias 26 e 28 de Janeiro, depois de um ano de pausa. A iniciativa – considerada a mais mediática prova nacional de Trail – vai reunir cerca de 1.600 atletas numa disputa a realizar-se na Serra da Lousã.
A prova vai manter as distâncias de 21, 30 e 50 quilómetros, passando pela emblemática Aldeia do Xisto Gondramaz, pelo Observatório Astronómico do Parque Eólico de Vila Nova, bem como pela mítica escadaria da Senhora da Piedade. A prova-rainha do evento, Ultra Trail Trilho dos Abutres, de 50km, está agendada para dia 27. Já o Trilho dos Abutres, que percorre 30 km, e o Mini Trilho dos Abutres, de 21 km, terão lugar no dia 28.
De acordo com a organização do evento, a edição deste ano “conta com mais provas para os mais jovens e pessoas incapacitadas, mas o foco vai também para o público, nunca esquecendo a competitividade que tanto caracteriza esta prova de Miranda do Corvo”. Sublinha ainda que um dos focos será “tornar o ‘Trilhos Júnior José Godinho’ (que decorre no dia 26) mais próximo das escolas, divulgando a prática do trail running como uma modalidade acessível e emocionante, despertando o interesse dos jovens e incentivando-os a explorar outras oportunidades desportivas”.
O responsável pela organização do evento, Hugo Cabral, destacou, assim, a “vontade de mais uma vez proporcionar a todos os atletas presentes uma prova de qualidade superior. Este ano, vamos também trabalhar para proporcionar uma experiência diferente ao público que nos visita para ver os melhores atletas nacionais a competir”. Além disso, a preocupação ambiental que tão bem caracteriza esta iniciativa foi reforçada nesta 12.ª edição que manteve “a ‘eco’ inscrição, que possibilitou aos interessados adquirir apenas o dorsal e o acesso aos abastecimentos previstos na prova, eliminando os produtos de merchandising ou equipamentos não essenciais, e permitindo uma presença mais consciente e a um preço mais reduzido”, remata a entidade organizadora.
Cátia Barbosa
Jornalista do “Campeão” no Porto