A primeira prova de resistência “Elite Quebra-Costas Internacional”, organizada pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, já tem data marcada: 16 de Março.
O objectivo é subir, no menor tempo possível, o percurso de 500 metros que vai do Arco da Almedina à Universidade, com equipamento de protecção individual (EPI) urbano completo. A prova é dirigida a bombeiros profissionais, voluntários, mistos e privativos. A inscrição é gratuita e deve ser efectuada até ao dia 1 de Março.
Depois do sucesso da primeira grande prova nacional “Bombeiro de Elite”, que decorreu a 11 de Março do ano passado, os Bombeiros Sapadores de Coimbra vão levar a cabo a primeira prova de resistência de carácter internacional. A concentração está marcada para as 8h00 na Praça do Comércio e as provas têm início às 9h00.
O desafio consiste na subida do Arco de Almedina até à Universidade, com os concorrentes devidamente equipados. Os participantes vão percorrer, em contrarrelógio, uma distância de 500 metros, com um desnível positivo de 113 metros e um declive médio de sensivelmente 14,1%, equipados com casaco e calças de combate a incêndios urbanos, botas de incêndio urbano e industrial, cogula (devidamente colocada e mantida até ao final da prova), luvas, capacete, máscara e aparelho respiratório.
A prova é dirigida a bombeiros profissionais, voluntários, mistos e privativo, que necessitam de apresentar declaração com autorização do comandante do respectivo corpo de bombeiros. Os concorrentes devem, ainda, fazer prova com o Cartão de Bombeiro ou declaração da corporação de bombeiros. Só poderão participar responsabilizando-se pela sua de robustez física. Considera-se, ainda, fraude a participação individual de quem não comprove ser bombeiro. Para esclarecer dúvidas, está disponível o e-mail cbs@cm-coimbra.pt. As inscrições devem ser efectuadas através do preenchimento de formulário disponível no endereço lap2go.com/elite-quebra-costas-internacional-2024 e terminam a 1 de Março.
Os participantes serão divididos em sete escalões (feminino e masculino): 18 a 29 anos; 30 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos e + de 60 anos. Haverá lugar a classificação individual (melhor tempo individual cronometrado) e classificação por equipa, por Corpo de Bombeiros (que resulta da média da soma dos três melhores tempos dos operacionais desse Corpo de Bombeiros). Em caso de empate, vence o atleta mais velho nos individuais e a equipa cuja soma total das idades seja mais elevada. O regulamento da prova sublinha, contudo, que os participantes serão desqualificados pelo júri se comparecerem no local da partida com EPI incompleto ou não normalizado, se não respeitarem as instruções da organização e se retirarem equipamento em qualquer momento da prova.