Coimbra  2 de Dezembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Casa da Esquina em Coimbra pega no mote de Sérgio Godinho para falar do 25 de Abril

17 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Casa da Esquina em Coimbra pega no mote de Sérgio Godinho para falar do 25 de Abril

A Casa da Esquina, em Coimbra, vai celebrar o 25 de Abril com um ciclo de contos, outro de conversas e um outro dedicado à ilustração e fotografia, numa iniciativa que usa como mote a canção “Liberdade”, de Sérgio Godinho.

Cada um dos três ciclos vai explorar os seis temas cantados por Sérgio Godinho – “A paz, o pão, habitação, saúde, educação” e “a liberdade” -, numa iniciativa que irá estender-se ao longo do ano, afirmou Filipa Alves, da Casa da Esquina.

O ciclo de contos terá duas sessões para cada tema, em momentos abertos para toda a família e que implicam inscrição (há um bilhete de oito euros para adulto mais criança e de cinco euros para entrada individual).

No âmbito do ciclo das conversas, está já previsto para 7 de Fevereiro o espectáculo-conferência “Desver”, de Joana Craveiro, sobre a Palestina, num evento de entrada gratuita, num momento em que será também inaugurada uma exposição de “Ilustradores pela paz na Palestina” no muro da Casa da Esquina.

A Casa da Esquina terá também um ciclo com seis sessões dedicadas à ilustração, fotografia e serigrafia, com a participação de Teresa Telechea, Amândio Bastos e Hamilton Francisco, no qual também serão explorados os seis temas abordados em “Liberdade”, de Sérgio Godinho.

“Decidimos pegar no tema do Sérgio Godinho porque é aquele que sintetiza as necessidades de que se falava no 25 de Abril e que ainda hoje se falam. Continuam a ser motes para os quais nós vivemos”, vincou Filipa Alves.

Para esta responsável, as conquistas que na altura se estavam “a tentar alcançar continuam prementes”.